"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Literatura e Cultura em Tempos de Pandemia"

UCCLA apresenta livro que reúne reflexões de escritores lusófonos sobre o papel da cultura no combate à Covid-19.


A UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa apresentou no Festival Lisboa 5L - Festival Literário de Lisboa, o livro Literatura e Cultura em Tempos de Pandemia, que conta com o contributo de 75 escritores e agentes culturais, de todos os países de Língua Oficial Portuguesa, entre os quais Manuel Alegre, Mia Couto, José Luís Mendonça e Germano Almeida.

Uma reflexão em torno dos impactos da pandemia na cultura lusófona e do papel do sector no combate à Covid-19. Inclui ainda uma apresentação do Secretário-geral da UCCLA, Dr. Vítor Ramalho e um texto de investigação e contexto histórico sobre as pandemias no Mundo, de Rui Lourido. O livro chega agora às livrarias e conta com a distribuição da Guerra e Paz Editores.

A pandemia causada pelo vírus SARS-Covid-2 atingiu, de forma inesperada e dramática, toda a Humanidade, obrigando à adoção de planos de contingência, com consequências sociais e económicas de enorme gravidade, e que está a afectar de modo especialmente profundo o sector da cultura.

No livro Literatura e Cultura em Tempos de Pandemia esses impactos são abordados, de uma forma muito próxima, por cerca de 40 escritores e 35 escritoras, naturais dos nove países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, aos quais se juntaram escritores de latitudes ligadas à lusofonia, como Galiza e Olivença (Espanha); Goa (índia), e Macau (China).

Os autores que aceitaram o desafio feito pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa expressaram-se de formas tão variadas como o conto, o poema e o ensaio. Entre o colectivo* estão nomes consagrados como Manuel Alegre, Mia Couto e Germano de Almeida, mas também escritores que estão «a afirmar-se no domínio das letras», segundo afirma a UCCLA.

Num comunicado oficial, a organização destacou o poema Lisboa Ainda de Manuel Alegre, decano da poesia portuguesa e lusófona, que transmite aos leitores «esperança na capacidade de resistência à pandemia».

«Lisboa não tem beijos nem abraços | não tem risos nem esplanadas | não tem passos | nem raparigas e rapazes de mãos dadas | tem praças cheias de ninguém | ainda tem sol mas não tem | nem gaivota de Amália nem canoa | sem restaurantes sem bares nem cinemas | ainda é fado ainda é poemas | fechada dentro de si mesma ainda é Lisboa | cidade aberta | ainda é Lisboa de Pessoa alegre e triste | e em cada rua deserta | ainda resiste.»

A apresentação da obra aconteceu no Centro Nacional de Cultura, em Lisboa, na ocasião do primeiro Festival Literário de Lisboa. Na sessão participaram, o secretário-geral da UCCLA, Vítor Ramalho, Rui Lourido, o responsável pela coordenação do livro, de Manuel S. Fonseca, o editor da Guerra e Paz, que assume a distribuição da obra, e de Goreti Pina, poetisa de São Tomé e Príncipe, em representação dos 75 autores.

Uma reflexão multicultural sobre cultura e pandemia, Literatura e Cultura em Tempos de Pandemia chega à rede livreira nacional com a chancela da UCCLA em parceria com a Guerra e Paz Editores, parceiro para a distribuição. A obra poderá ainda ser adquirida através do site oficial da editora.

>> Consulte aqui a lista completa de autores

Literatura e Cultura em Tempos de Pandemia
Mia Couto, Manuel Alegre e outros
Coordenação: Rui Lorido
Não Ficção / Literatura
400 páginas · 12,5x23 · 15,00 €
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,893,343