"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A história de Galileu pode ser mais relevante hoje do que nunca

Atualmente, enfrentamos crises enormes — como a minimização dos perigos das alterações climáticas — porque a ciência por detrás dessas ameaças é erroneamente questionada ou ignorada.

Galileu encontrou esse problema há quatrocentos anos. As suas descobertas, baseadas em observações cuidadosas e experiências engenhosas, contradiziam a sabedoria convencional e os ensinamentos da Igreja da época. Consequentemente, num ataque flagrante à liberdade de pensamento, os seus livros foram proibidos pelas autoridades eclesiásticas.

O astrofísico e escritor bestseller Mario Livio baseia-se na sua própria experiência científica para nos explicar como Galileu chegou às suas novas e ousadas conclusões sobre o cosmos e as leis da natureza. Um livre-pensador que seguia as provas onde quer que elas o levassem, Galileu foi uma das figuras mais notáveis da revolução científica. Acreditava que toda a pessoa culta devia conhecer ciência tanto como literatura, e insistia em alcançar o maior público possível publicando os seus livros em italiano e não em latim.

Galileu foi levado a julgamento e arriscou a vida por se recusar a renunciar às suas convicções científicas. Continua a ser um herói e uma inspiração para os cientistas e todos aqueles que respeitam a ciência, que — como Livio nos lembra neste livro emocionante — permanece sob ameaça.

Notable Books of 2020
, Washington Post
Favorite Books of 2020, Science News one of the
Top Physics Books of the Year, Symmetry Magazine

Sobre o autor:

Mario Livio (Roménia, 1945) é astrofísico e membro do Space Telescope Science Institute, a agência que opera o telescópio Hubble.
É autor do livro The Golden Ratio que, além de ter sido um êxito mundial, lhe granjeou os prémios Pitágoras e Peano.
Também escreveu os livros The Equation That Couldn't Be Solved, Is God a Mathematician? e Why?.
De Mario Livio, a Marcador já publicou Erros Geniais Que Mudaram o Mundo.

Título: Galileu e a busca da verdade
Subtítulo: O homem que arriscou a carreira e a vida pela busca da ciência
O autor: Mario Livio
Género: Biografia
Nº de páginas: 272
P.V.P.: 17,90 €
Editora Marcador

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,188,934