"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Amor em tempos de turismo de massas

Grand Hotel Europa, o livro de Ilja Leonard Pfeijffer que arrebatou a crítica e os leitores holandeses, com mais de 300 mil exemplares vendidos, chega agora a Portugal. Título inaugura a coleção Contemporânea, da chancela Livros do Brasil.


Com várias obras premiadas internacionalmente, Ilja Leonard Pfeijffer publicou no final de 2018 Grand Hotel Europa, romance sobre a identidade europeia na desafiante era do turismo de massas, que se tornou um best-seller imediato. O livro marca a estreia do autor no mercado nacional, numa tradução de Maria Leonor Raven a partir do original neerlandês. A chegada do protagonista/narrador a um hotel que é símbolo das transformações que o continente europeu está a sofrer é ponto de partida para uma análise nostálgica sobre a urgência da preservação do legado cultural e os riscos associados à atual massificação turística. Nas páginas deste livro, revemo-nos nas dúvidas colocadas, na paixão dos argumentos, na devoção a um património com um valor sem igual, no amor e no humor impressos em pequenos e deliciosos detalhes. Uma história de saudade da História.



SOBRE O LIVRO
Um escritor aloja-se no ilustre e decadente Grand Hotel Europa. Na bagagem traz os destroços da sua relação com Clio, com quem vivera não só uma esplendorosa história de amor em Veneza, mas também uma emocionante cruzada em busca da última pintura de Caravaggio. Ao mesmo tempo em que confia à memória e à escrita a cura para a sua desolação, deixa-se atrair pelo charme e pelos mistérios daquele hotel e das fascinantes personagens que o habitam. Grand Hotel Europa é um magistral romance de reflexão sobre o nosso continente, sobre o peso da História e da herança cultural que o tornam um magnífico museu a céu aberto irresistível para o turismo de massas, antecipando a partir deste retrato os desafios gigantescos que se anteveem para o futuro. Com esta história de múltiplas camadas, que se lê avidamente, Ilja Leonard Pfeijffer quis criar o grande romance europeu da atualidade.

«É um romance impressionante, que atrai o leitor, entusiasma, irrita, diverte e, por fim, o deixa maravilhado. Com um estilo rico e sumptuoso, é construído com múltiplos registos e várias histórias, interligadas sem esforço aparente. […] Com Grand Hotel Europa, Ilja Leonard Pfeijffer realizou a pretensão do seu alter ego: “com os melhores meios e materiais do passado, erigir um monumento para a atualidade”.»
Do relatório do júri do Prémio Libris 2019

Título:
Grand Hotel Europa
Autor: Ilja Leonard Pfeijffer
Tradução: Maria Leonor Raven
Páginas: 568
PVP: 22€
Coleção: Contemporânea

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR
Ilja Leonard Pfeijffer

© Stephan Vanfleteren
É hoje um dos mais celebrados autores holandeses, com mais de quatro dezenas de obras publicadas, entre poesia, romance, contos, ensaio, peças de teatro, antologias, traduções ou estudos científicos. Paralelamente, colabora como colunista em diversas publicações e realiza documentários. Nasceu em Rijswijk, perto de Haia, em 1968, e vive desde 2008 na cidade de Génova, em Itália.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,103,963