"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Pedro Mafama lança novo tema intitulado "Contra a Maré"

Segundo o próprio, o texto da canção reflete “distância, desencontro e destino”. O tema, junta-se assim a “Estaleiro”, antecipando o lançamento do primeiro registo de longa duração de PEDRO MAFAMA, “Por Este Rio Abaixo”, com edição a 28 de maio 2021 (Sony Music Entertainment).


De uma das margens, alguém fantasia com todas as coisas que o seu companheiro, familiar ou amigo está a viver, tendo partido para perseguir o seu destino; mas do lado de lá, esta pessoa perdeu-se totalmente do seu caminho, e não está a lutar pelos seus sonhos nem a fazer aquilo que jurou fazer.”

Pedro Mafama sobreContra a Maré

A nova música integra um conjunto de canções que selam o primeiro álbum do artista. Ana Moura, Profjam, Branko e Tristany, entre outros, fazem parte do leque de participações especiais que contribuem para aquele que já é um dos álbuns mais comentados e aguardados de 2021.

Neste novo trabalho, o músico faz-se acompanhar por várias figuras do panorama musical nacional, em parcerias colaborativas, salientando a produção geral do álbum, executada lado a lado com Pedro Da Linha, num sucedâneo de canções que contam com abordagens tão díspares de interpretação como de Ana Moura, em “Linda Forma de Morrer”, Profjam em “Cidade Branca”, a co-produção de Branko no tema “Algo Pra Dor”, ou ainda a viagem de “Borboletas da Noite” com Tristany.

“Por Este Rio Abaixo”
inclui igualmente samples de Michel Giacometti e de Dead Combo, bem como produções e co-produções de Beatoven, Franklin Beats, Pedro O Mau e Pedro Ferreira. A guitarra portuguesa de Angelo Freire e os teclados de Monksmith também constam deste trabalho.

Para além de “Contra a Maré”; do novo álbum de Pedro Mafama já foi dado a conhecer “Estaleiro”, uma cartada estética que Rui Miguel Abreu (Rimas & Batidas) retratou assim: No seu mais recente vídeo, para o tema “Estaleiro”, Pedro inscreve todo um programa estético de considerável ambição: uma reinterpretação visual de certas marcas da nossa identidade, mas esvaziando-as de qualquer tipo de saudosismo, propondo outro ângulo para se olhar para a História e oferecendo ao mesmo tempo um refrescante balanço, que é na verdade impulso para o futuro.”
Alinhamento “Por Este Rio Abaixo”:

  1. Noite Escura
  2. Estaleiro
  3. Leva
  4. Cidade Branca (com ProfJam)
  5. Mercado
  6. Algo Para A Dor (com Branko)
  7. Barca
  8. Ribeira
  9. Que O Céu Não Caia
  10. Contra a Maré
  11. Borboletas da Noite (com Tristany)
  12. Linda Forma De Morrer (com Ana Moura)
  13. Mar Morto

Pedro Mafama está a marcar uma narrativa única.

Em “POR ESTE RIO ABAIXO”, a mistura consistente de várias referências da eletrónica e urbana com a música tradicional portuguesa bem vincada, servem de cama musical a textos e cantares atuais, vívidos e percetíveis, de histórias de hoje de uma qualquer rua portuguesa de hoje.

Segundo o próprio, o título deste álbum de estreia “baseia-se no clássico de Fausto Bordalo Dias (‘Por Este Rio Acima’), prestando-lhe homenagem ao mesmo tempo que lhe dá uma ligeira carga de ombro para seguir o seu próprio caminho e apontar na direção contrária. O meu álbum aponta para baixo, porque a pesquisa sonora está direcionada sobretudo para sul, estabelecendo pontes entre a música portuguesa e as sonoridades dos nossos parentes distantes árabes, assim como com a música africana que nos rodeia e que em tantos momentos da história influenciou a nossa tradição musical.

Ao som de vozes em auto-tune, pads electrónicos, percussões digitais e baixos que fazem tremer os vidros das casas antigas da Graça, Mouraria e Alfama, somos levados ‘rio abaixo’, não só pelo aviso constante de velhos homens amargurados que nos garantem que a nossa geração está perdida e que tudo se vai afundar, como também pelo fascínio do trágico e do apocalíptico, que se reflete nas letras dos temas.”


MAFAMA apresenta-se como uma espécie de altifalante e um produto da recolha de Giacometti, trazendo este legado para o presente e futuro.


Mais info:
www.facebook.com/pedromafama * https://instagram.com/pedromafama


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,212,741