"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Os Sophia gostam de Mosquito

Os prémios de cinema da Academia portuguesa são só em setembro mas já foram divulgadas as nomeações. Mosquito, produção de Paulo Branco, é o campeão de nomeações, mas Ordem Moral, O Ano da Morte de Ricardo Reis e Listen estão também bem lançados.

Mosquito, o filme de João Nuno Pinto que a pandemia quis boicotar chega aos Sophia com 13 nomeações.

19 de setembro ainda está longe, mas a Academia Portuguesa de Cinema já divulgou a lista dos nomeados. As nomeações dos Óscares do cinema português em 2020 foram esta terça-feira divulgados no YouTube da Academia e apresentadas por Luís Lucas e Maria João Bastos.

Antes do anúncio das nomeações, Paulo Trancoso, o presidente da Academia, informou que pela primeira vez a Academia vai entregar o prémio de melhor filme europeu. Para tal, foram convidados críticos e jornalistas da nossa praça, neste momento a ultimar as votações.

Listen
, o filme mais visto do ano, pode ser visto como um dos grandes favoritos, embora não tenha sido a obra mais nomeada. Mosquito com 13 nomeações terá sido a grande surpresa, seguido de Ordem Moral, com 10.

Listen
, de Ana Rocha Sousa, Ordem Moral, de Mário Barroso, Mosquito, de João Nuno Pinto e O Ano da Morte de Ricardo Reis, de João Botelho, são os nomeados para melhor filme, notando-se a ausência nesta categoria de O Fim do Mundo, de Basil da Cunha e de Patrick, de Gonçalo Waddington.

Num ano intermitente devido à pandemia, não deixamos de ter um leque de filmes de significativa qualidade. Cinema feito por cineastas consagrados e por nomes de uma nova geração.

Na categoria de melhor atriz, prevê-se duelo feroz entre Maria de Medeiros (Ordem Moral) e Lúcia Moniz (Listen), estando ainda nomeadas Victoria Guerra (O Ano da Morte de Ricardo Reis) e Isabél Zuaa (Um Animal Amarelo).

Por seu turno, nos atores, surpreendente mas justa a nomeação a António Durães em Surdina, seguido de João Nunes Monteiro (Mosquito), Michael Spenser (O Fim do Mundo) e Ruben Garcia (Listen).

Sugestivas igualmente as escolhas da Academia nas interpretações secundárias, com uma competição entre Catarina Wallenstein (Um Animal Amarelo), Masie Sly (Listen), Teresa Sobral (Patrick) e Ana Bustorff (Surdina).

Nos secundários, tal como na Academia americana, há uma nomeação a título póstumo, a de Filipe Duarte (Mosquito). O ator desaparecido o ano passado tem como companhia nas nomeações colegas como Alexandre da Costa Fonseca (O Fim do Mundo), Adriano Carvalho (Patrick) e Albano Jerónimo (Ordem Moral). Destas nomeações salta à vista a ausência dos atores de Golpe de Sol, de Vicente Alves do Ó, filme que vivia muito do peso dos seus (magníficos) atores. Mais do que nunca, a Academia preocupou-se com a diversidade em tempos de consciência de inclusão. Os Sophia não estão tão brancos - temos três atores negros nomeados.

Este ano, o prémio de carreira será dado a dois atores eternos do cinema português Sinde Filipe e Maria do Céu Guerra, dois gigantes que vão estar dia 19 na festa presencial dos Sophia no Casino Estoril.

E porque nestes anúncios os prémios começam já a ser dados, Sebastião Varela venceu a autoria de melhor trailer para Zé Pedro Rock n' Roll, filme do seu pai, Diogo Varela Silva, enquanto os votantes deram a vitória para melhor cartaz a Faz-me Companhia, de Gonçalo Almeido, obra injustamente esquecida nestas nomeações, tal como Os Conselhos da Noite, de José Oliveira.

Por fim, referência ao streaming: a Academia foi em modas e na nomeação de melhor série/telefilme, elegeu Esperança, realizada por Pedro Varela como uma das quatro melhores do ano. A série com César Mourão foi uma estreia na OPTCO, o braço de plataforma da SIC. Ao seu lado concorrem Terra Nova, de Joaquim Leitão; Espia, de Jorge Paixão da Costa e Crónica dos Bons Malandros, de Jorge Paixão da Costa.


por Rui Pedro Tendinha in Diário de Notícias | 18 de maio de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,151,622