"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Frederico Pedreira é o vencedor português do Prémio União Europeia de Literatura

Depois de Dulce Maria Cardoso, Afonso Cruz e David Machado, agora é Frederico Pedreira a ser distinguido com o prémio que a União Europeia atribuiu à literatura. O júri escolheu o livro “A Lição do Sonâmbulo”.

Foto: Stephanie LeCocq/EPA


Frederico Pedreira é o vencedor português do Prémio União Europeia para a Literatura 2021. O romance “A Lição do Sonâmbulo”, publicado pela Companhia das Ilhas, foi o escolhido pelo júri presidido por José Manuel Lello e composto pelos autores João de Melo, David Machado, Isabel Lucas e José Jorge Letria.

Este galardão que reconhece escritores de ficção emergentes da União Europeia visa promover a circulação de literatura no espaço europeu. A edição deste ano, na qual participaram 41 países que estão envolvidos no programa Europa Criativa, premiou treze finalistas.

Depois de Dulce Maria Cardoso em 2009, Afonso Cruz em 2012 e David Machado em 2015, agora foi Frederico Pedreira o vencedor. O júri português destaca a qualidade da escrita do autor e a forma como o autor “usa a ficção como uma ferramenta para a investigação autobiográfica".

O livro "A lição do sonâmbulo" é uma autobiografia romanceada, em que o escritor recua Às suas memórias de infância. Nascido em 1983, Frederico Pedreira publicou recentemente na Assírio e Alvim o livro de poesia “Coração Lento”. Além de se dedicar à tradução, o escritor assina também outros títulos de prosa e poesia, como “Doze Passos Atrás”, “Presa Comum”, “Fazer de Morto” ou “A Noite Inteira”.

Já em 2016, Pedreira tinha vencido o Prémio INCM/Vasco Graça Moura na categoria de Ensaio, com a obra "Uma Aproximação à Estranheza".

Lançado em 2009, o prémio da União Europeia para a Literatura resulta de uma parceria entre a FEP – Federação de Editores Europeus, a EWC – Conselho Europeu de Escritores e a EIBF – Federação Europeia e Internacional de Livreiros.

Entre os restantes vencedores deste ano destaque também para Dejan Tiago Stankovi?, vencedor da Sérvia. Este autor, naturalizado português, foi distinguido pelo livro Zamalek. Quanto aos demais vencedores são da Albânia, Enkel Demi (pseudônimo de Tom Kuka); da Armênia, Aram Pachyan; da Bulgária, Georgi Bardarov; da República Tcheca, Lucie Faulerová; da Islândia, Sigrún Pálsdóttir; da Letônia, Laura Vinogradova; de Malta, Lara Calleja; da Holanda, Gerda Blees; da Eslovênia, Anja Mugerli; da Suécia, Maxim Grigoriev; da Tunísia, Amine Al Ghozzi.


por Maria João Costa in Renascença | 19 de maio de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Exposições

Pouca Vergonha

Sociedade Nacional de Belas Artes 16 Abr a 18 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,805,342