"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Aprovadas candidaturas para proteger Litoral do Concelho de Loulé

A restruturação dos molhes de Quarteira e a alimentação artificial do troço Quarteira-Garrão são os dois projetos aprovados pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito das duas candidaturas do Município de Loulé, em parceria com a Agência Portuguesa de Ambiente, relativas à proteção do litoral.


Trata-se de um investimento que totaliza cerca de 100 mil euros, com uma comparticipação de 85% do Fundo de Coesão. Estas iniciativas enquadram-se nas ações de adaptação às alterações climáticas e na prevenção e gestão de riscos, cuja prioridade de investimento passa pela abordagem a riscos específicos, assegurando a capacidade de resistência às catástrofes e desenvolvendo sistemas de gestão de catástrofes, neste caso concreto a proteção do litoral e das suas populações face a riscos, especialmente de erosão costeira.

Estas operações irão incidir, por um lado, na elaboração de um estudo de impacte ambiental e projeto de execução para a restruturação dos molhes de Quarteira e, por outro, na elaboração de um estudo de impacte ambiental, plano de segurança e saúde e plano de prevenção e gestão de resíduos de construção e demolição do projeto de execução da alimentação artificial do troço Quarteira-Garrão. Ambos os projetos se encontram agora em fase de adjudicação.

Todo este trabalho está alinhado com uma política estruturada, cujas prioridades passam pela efetiva ação climática, decorrente de uma Estratégia Municipal, aprovada em 2016, também perfilada com as prioridades constantes no Plano de Ação Litoral XXI, elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente.

“Estas candidaturas vão permitir melhorar a gestão do litoral e preparar, de uma forma mais eficaz, o futuro face às ameaças das alterações climáticas permitindo, atempadamente, a salvaguarda dos recursos deste território costeiro que tão valioso é para todos nós” refere o autarca Vítor Aleixo.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,943,822