"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Marca Pistola: uma editora para dar memória à música açoriana

Trabalhar o passado e o presente da música açoriana para com isso conjugar novos verbos no futuro dos seus músicos, éesta a proposta da Marca Pistola, selo discográfico com sede no Arquipélago que vai registar e compilar a música produzida no conjunto das nove ilhas.


Criada por Luís Banrezes (Yuzin, Tremor) a editora dará início a um processo de gravação, em multi-formato, dos vários colectivos e músicos que têm nos Açores a sua base de trabalho. O objectivo, adianta o criador, “é potenciar o desenvolvimento do cenário musical das noves ilhas através de um arquivo sistemático e organizado dos vários criadores contemporâneos que nele trabalham”.

O projecto assentará na criação de uma plataforma online que disponibilize o trabalho dos artistas açorianos em triplo formato: vídeo, som e fotografia, estando ainda prevista a edição em formato vinil e k7. Ao conjugar, num mesmo espaço, artistas de diversos quadrantes sob o selo da insularidade, a Marca Pistola pretende tornar-se numa importante ferramenta para a divulgação, preservação e desenvolvimento da música açoriana, abrindo-lhe as portas a novos mercados e a um público mais vasto. Formar, promover, fomentar e divulgar são estas as ideias chave de uma editora que não se quer só de presente. Tendo como meta a criação de memória musical, artistica e coletiva dos Açores, a Marca Pistola não esquece o passado, comprometendo-se com a pesquisa contínua de outras histórias que, pelo isolamento, possam ter-se perdido no tempo ou necessitar de um contexto atualizado, evidenciando que, muitas vezes, o futuro foi lá atrás. E é nesse contexto que surge a Milhafre Discos, uma sub label associada à casa mãe, Marca Pistola. Coordenada por Henrique Ferreira (DJ Milhafre), a Milhafre Discos, procura nas rotas do passado, intra e além-arquipélago, muitas ainda por mapear, o real rosto da música açoriana, sempre em estreita colaboração com a Marca Pistola. 

Mais do que um selo discográfico, a Marca Pistola é uma ideia conjunta de vontades para que não se perca a herança existente, criando ainda maisçregistos para um património atual único e contemporâneo, que vai da música ao som, do design à fotografia, dos artistas ao espaço e contexto onde acontecem.

Previstas, para este primeiro ano de actividade, estão entre 10 a 15 edições, acompanhadas de igual número de produções audiovisuais (em colaboração com a Cactus Sessões), que girarão em torno do trabalho de PMDS, MA”Ç”ARICO, WE SEA, INSECURE FRANK, VITÓRIA, P.S. LUCAS, FILIPE FURTADO, TOSCO, LUIS SENRA, FLIP, RAPECIAZ. 

Todas as informações em www.facebook.com/marcapistola.azores.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,917,841