"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "QUO VADIS, AIDA?"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos 5 convites duplos para a antestreia do novo filme de Jasmila Zbanic, que terá lugar nos Cinemas UCI El Corte Inglés, dia 2 de junho às 20h30. 

Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!
 


QUO VADIS, AIDA?

Um filme de Jasmila Zbanic

103m

******

NOMEADO AOS ÓSCARES, MELHOR FILME INTERNACIONAL.

NOMEADO AOS BAFTA, MELHOR FILME DE LÍNGUA NÃO INGLESA E MELHOR REALIZADOR

  

Bósnia, 11 de julho de 1995.

Aida é tradutora das Nações Unidas na pequena cidade de Srebrenica. Quando o exército sérvio toma conta da cidade, a sua família está entre os milhares de cidadãos à procura de abrigo num acampamento da ONU. Como uma insider para as negociações, Aida tem acesso a informações cruciais que ela precisa interpretar.

O que o futuro reserva para a família dela e para todos os restantes refugiados - resgate ou morte? Que movimento deverá ela decidir tomar?

 

Notas da realizadora Jasmila Zbanic:

A execução de mais de 8.000 residentes do leste da Bósnia, cidade de Srebrenica, no final da Guerra da Bósnia (1992-95) é um grande trauma para todos bósnios.

Durante a guerra, Srebrenica foi declarada zona segura da ONU para civis e cidadãos. No entanto, quando as forças sérvias da Bósnia invadiram a cidade em julho de 1995, os tropas desarmados que solicitaram ajuda da ONU em Nova Iorque foram totalmente abandonados juntamente com a população. Srebrenica fica a 40 minutos de avião de Viena, a menos de duas horas de Berlim e é assustador pensar que tal ato de genocídio aconteceu aos olhos dos europeus - depois de tantos milhões de vezes dizermos “Nunca mais”. A sensação de segurança, a confiança em instituições como a ONU, foi perdida e milhares de pessoas morreram – e tantas outras choraram as suas perdas.

Pessoalmente, Srebrenica diz-me muito porque sobrevivi à guerra em Sarajevo, que também estava sob cerco e poderíamos ter acabado como o povo de Srebrenica. Esta história sempre me assombrou. Eu li tudo que pude sobre Srebrenica e só depois de quatro filmes é que senti que estava na hora de fazer este – mesmo estando consciente de todos os obstáculos.

 

Cast: Jasna Duricic, Izudin Bajrovic, Boris Ler, Dino Bajrovic, Boris Isakovic
Argumento de Jasmila Zbanic
Produtores Damir Ibrahimovic, Jasmila Zbanic 
Idiomas Bósnia, inglês e alemão


ESTREIA NOS CINEMAS DIA 3 DE JUNHO DE 2021


PASSATEMPO ENCERRADO... e os VENCEDORES são:

Ana Cristina Tavares de Sá Cerqueira Afonso
Clara Sofia Marques Ferreira de Oliveira
Paulo Domingues
Pedro Miguel Carreira de Jesus
Ricardo José Luzia

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,158,780