"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "QUO VADIS, AIDA?"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos 5 convites duplos para a antestreia do novo filme de Jasmila Zbanic, que terá lugar nos Cinemas UCI El Corte Inglés, dia 2 de junho às 20h30. 

Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!
 


QUO VADIS, AIDA?

Um filme de Jasmila Zbanic

103m

******

NOMEADO AOS ÓSCARES, MELHOR FILME INTERNACIONAL.

NOMEADO AOS BAFTA, MELHOR FILME DE LÍNGUA NÃO INGLESA E MELHOR REALIZADOR

  

Bósnia, 11 de julho de 1995.

Aida é tradutora das Nações Unidas na pequena cidade de Srebrenica. Quando o exército sérvio toma conta da cidade, a sua família está entre os milhares de cidadãos à procura de abrigo num acampamento da ONU. Como uma insider para as negociações, Aida tem acesso a informações cruciais que ela precisa interpretar.

O que o futuro reserva para a família dela e para todos os restantes refugiados - resgate ou morte? Que movimento deverá ela decidir tomar?

 

Notas da realizadora Jasmila Zbanic:

A execução de mais de 8.000 residentes do leste da Bósnia, cidade de Srebrenica, no final da Guerra da Bósnia (1992-95) é um grande trauma para todos bósnios.

Durante a guerra, Srebrenica foi declarada zona segura da ONU para civis e cidadãos. No entanto, quando as forças sérvias da Bósnia invadiram a cidade em julho de 1995, os tropas desarmados que solicitaram ajuda da ONU em Nova Iorque foram totalmente abandonados juntamente com a população. Srebrenica fica a 40 minutos de avião de Viena, a menos de duas horas de Berlim e é assustador pensar que tal ato de genocídio aconteceu aos olhos dos europeus - depois de tantos milhões de vezes dizermos “Nunca mais”. A sensação de segurança, a confiança em instituições como a ONU, foi perdida e milhares de pessoas morreram – e tantas outras choraram as suas perdas.

Pessoalmente, Srebrenica diz-me muito porque sobrevivi à guerra em Sarajevo, que também estava sob cerco e poderíamos ter acabado como o povo de Srebrenica. Esta história sempre me assombrou. Eu li tudo que pude sobre Srebrenica e só depois de quatro filmes é que senti que estava na hora de fazer este – mesmo estando consciente de todos os obstáculos.

 

Cast: Jasna Duricic, Izudin Bajrovic, Boris Ler, Dino Bajrovic, Boris Isakovic
Argumento de Jasmila Zbanic
Produtores Damir Ibrahimovic, Jasmila Zbanic 
Idiomas Bósnia, inglês e alemão


ESTREIA NOS CINEMAS DIA 3 DE JUNHO DE 2021


PASSATEMPO ENCERRADO... e os VENCEDORES são:

Ana Cristina Tavares de Sá Cerqueira Afonso
Clara Sofia Marques Ferreira de Oliveira
Paulo Domingues
Pedro Miguel Carreira de Jesus
Ricardo José Luzia

Agenda
Música

A Idade do Jazz

Fundação Calouste Gulbenkian 2 Jul 2025  |  18h00

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
109,180,295