"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Anunciados os vencedores da primeira edição do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão

Já foram anunciados os vencedores da primeira edição do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão que distingue, anualmente, textos jornalísticos publicados em Portugal e na Alemanha sobre a cultura, sociedade, economia e política do outro país.


Foram submetidas cerca de 70 candidaturas de textos publicados em meios de comunicação social portugueses ou alemães no período compreendido entre 15 de abril de 2020 e 15 de abril de 2021.

A seleção dos artigos foi realizada por dois júris independentes, constituídos por cinco personalidades do meio jornalístico de cada país. O júri português é constituído por Mafalda Anjos (Visão), Nuno Galopim (Expresso e RTP), Thomas Fischer (antigo correspondente em Portugal de jornais alemães e suíços), Luísa Meireles (Agência Lusa) e António Perez Metelo (jornalista e comentador de economia).

O júri alemão é composto por Cerstin Gammelin (Süddeutsche Zeitung), Heike Göbel (Frankfurter Allgemeine Zeitung), Ariel Hauptmeier (Escola de Reportagem de Reutlingen), Michaela Küfner (Deutsche Welle) e Norbert Thomma (Tagesspiegel).

Os vencedores da primeira edição do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão são:

Portugal:
1.º Prémio - Joana de Sousa Dias: O legado de Angela Merkel na Alemanha (série de 4 artigos, Agência LUSA)
2.º Prémio - Guilherme Correia da Silva: Onda verde está a crescer na Alemanha a meses das eleições. Já podemos falar de alterações climáticas? (Rádio Renascença)
3.º Prémio - Valdemar Cruz: A (outra) Batalha de Berlim (Expresso, Revista E)

Alemanha:
1.º Prémio - Fabian Federl: O negócio (Süddeutsche Zeitung Magazin)
2.º Prémio - Elena Witzeck: Pôr o dedo na ferida até sangrar (Frankfurter Allgemeine Zeitung)
3.º Prémio – Lisa Frieda Cossham: Dançar junto ao mar (Die Zeit)

Sobre a série de artigos de Joana de Sousa Dias, O legado de Angela Merkel na Alemanha, vencedora do primeiro prémio em Portugal, escreve o júri: “No ano em que Angela Merkel, a chanceler federal e líder indiscutível da Alemanha, irá abandonar o palco da política, torna-se necessário fazer um balanço do seu legado em termos sociais e económicos, mas também ao nível doméstico, europeu e internacional. É precisamente isso que – ao melhor estilo de uma agência noticiosa e de uma forma variada e bem fundamentada – Joana de Sousa Dias consegue transmitir na sua série de artigos. Através de relatos, estudos de casos e análises, ela consegue, consultando múltiplas vozes, fazer o balanço de uma herança política que ficará na história da Alemanha e da Europa.”

Na Alemanha, foi por unanimidade que o júri elegeu O negócio, de Fabian Federl, como o artigo vencedor. “Com base num trabalho de investigação muito bom, Federl analisa e relata de modo invulgar os caminhos da migração, sem glorificar os migrantes nem censurar as empresas. Trata-se de esclarecimento jornalístico no seu melhor. O autor não assume uma posição moralista nem qualquer tom acusador, limita-se a descrever. A este «negócio» que de resto pouco é mencionado – a prestação de trabalho barato em troca de segurança – Federl associa vivências concretas. De todos os artigos terá provavelmente sido a investigação mais árdua.”

Em cada um dos países são atribuídos prémios no valor de 2.000, 1.000 e 500 Euros, bem como, para o primeiro e segundo classificados, uma viagem para duas pessoas à Alemanha ou a Portugal e, para o terceiro classificado, um jantar para duas pessoas.

Todos os artigos estão disponíveis para consulta em português e alemão na página do Prémio.

Candidaturas abertas para 2022
As candidaturas à segunda edição do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão encontram-se já abertas até 31 de janeiro de 2022, para artigos publicados entre 16 de abril de 2021 e 31 de janeiro de 2022. A cerimónia de entrega do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão 2022 terá lugar na Feira do Livro de Leipzig, na qual Portugal será o país convidado de honra.

O Prémio de Jornalismo Luso-Alemão foi lançado no dia 16 de setembro de 2020, em Lisboa, coincidindo com as duas Presidências do Conselho da UE - a alemã, que se iniciou em julho de 2020, e a portuguesa, que começou em janeiro de 2021. Este projeto pretende contribuir para a divulgação e o conhecimento mútuo entre os dois países, fortalecer a relação bilateral e promover a importância do jornalismo independente e profissional, uma das bases das nossas democracias.

O prémio é uma iniciativa da Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, em cooperação com o Goethe-Institut Portugal, a Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã, a Central Alemã para o Turismo em Portugal, o Camões Berlim, a Delegação de Turismo de Portugal na Alemanha e é apoiado pela Embaixada da República Alemã em Lisboa e pela Embaixada de Portugal em Berlim.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,816,849