"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Raquel Serejo Martins vence 3ª Edição Prémio Miguel Rovisco

Raquel Serejo Martins é a vencedora da 3ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais,  com o texto "A Iguana viúva".


Do encanto ao amor, ao ódio, à resignação, à indiferença, a elasticidade dos sentimentos entre duas pessoas.

Como uma iguana, o amor pode mudar de cor. Os contratempos do princípio, as dúvidas e medos pessoais, o preconceito familiar e social. Contada na primeira pessoa do singular, esta é uma história de amor entre duas mulheres das quais, no fim, ficamos sem saber os nomes, mas às quais podemos dar todos nomes.

Cláudia Lucas Chéu, membro do júri desta edição e que será a responsável pela encenação da obra, defende que a escolha se deveu essencialmente à qualidade literária e dramatúrgica do texto, destacando-se a autora dos demais candidatos e candidatas. A autora aborda de forma poética e narrativamente sustentada a relação amorosa entre duas mulheres, focando-se na temática do amor e da perda. “A Iguana Viúva” trata o amor entre pessoas do mesmo sexo de uma forma interessante, simples e comovente.

O prémio, atribuído anualmente, foi criado como incentivo à escrita de textos originais em língua portuguesa, na área do Teatro.

Raquel Serejo Martins é Economista, com pós-graduações em Direito Penal Económico e Europeu e em Estudos Jurídicos Avançados e Inspetora Tributária.

Tem em papel os romances “A Solidão dos Inconstantes” (2009) e “Pretérito Perfeito” (2013), cinco livros de poesia  - “Aves de incêndio” (2016), “Subúrbios de Veneza” (2017), “Os invencíveis” (2018), “Plantas de interior” (2019), “Silêncio sálico” (2020) ~ - e escreveu a peça de teatro “Preferia estar em Filadélfia” (2019).

Nesta edição, concorreram 74 textos, que foram apreciadas por um júri constituído por Diogo Infante, Cláudia Lucas Chéu, e Maria Carneiro.

O Prémio Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais é atribuído a autores de textos inéditos, tem um  valor pecuniário de 2.500.00€, pressupõe edição em livro e apresentação do espetáculo no Teatro da Trindade INATEL.

O regulamento referente à 4ª Edição do Prémio já se encontra  disponível para consulta no site do Trindade.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,959,329