"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Iniciativa "Let’s Go Local" da EDP promove concertos de música tradicional portuguesa

A iniciativa, criada no âmbito do Portugal #EntraEmCena de que a EDP é parceira, selecionou as bandas tradicionais Os Burricos e Retimbrar para atuações no norte do país. Espetáculos acontecem já no próximo fim-de-semana.


O desafio Let’s Go Local, lançado pela EDP para promover a cultura e os festejos tradicionais de Portugal, gerou forte interesse e vai agora levar música a diferentes pontos do país.

Dois projetos – Os Burricos e Retimbrar – são os projetos musicais escolhidos para fazer espetáculos nas suas regiões de origem no próximo fim-de-semana. Os Burricos
vão percorrer um total de 17 aldeias em Boticas, Trás-os-Montes, com as últimas atuações já nos dias 29 e 30 de maio. Já os Retimbrar vão dar um concerto único no dia 30 de maio na Associação Cultural Zé da Micha, em Vila Nova de Gaia, com lotação limitada a 100 pessoas, mas ao qual será possível assistir via streaming através da página de facebook da banda. Será um concerto interativo, já que durante a tarde de dia 30 a banda promove um workshop para a construção de instrumentos musicais, de forma a que os inscritos participem também no concerto.

A iniciativa ‘Let’s Go Local’, que resulta de uma parceria da
EDP com o movimento Portugal #EntraEmCena, foi lançada em maio de 2021, com o objetivo de apoiar músicos portugueses e ajudar a manter vivos os festejos tradicionais portugueses no atual contexto de pandemia.  Para isso, a EDP desafiou os artistas portugueses a apresentarem um conceito criativo para celebrar a música tradicional. Os projetos selecionados poderiam então contar com apoios para promoção dos seus trabalhos e das tradições que estão nas suas origens.

O movimento Portugal #EntraEmCena é um projeto inédito entre artistas, marcas, empresas públicas e privadas, que se uniram num esforço colaborativo para salvaguardar a cultura e os seus intervenientes neste momento crítico para o setor. Esta plataforma permite que artistas possam lançar ideias e obter investimento para a fase de conceção e desenvolvimento dos seus projetos. Também as empresas privadas e públicas podem aqui encontrar talento e ideias propostas por artistas e lançar desafios ao desenvolvimento de novos projetos artísticos, escolhendo as que pretendem financiar.

Criado no final de março do ano passado, o movimento conta desde o primeiro momento com o apoio da EDP, que se juntou a outras entidades com um histórico de ligação e investimento em cultura, e ainda com o apoio institucional do Ministério da Cultura. Esta colaboração vem assim reforçar o empenho da EDP em promover e difundir a cultura portuguesa nas suas várias vertentes e que se tem traduzido no lançamento de diversas iniciativas e apoio a diferentes projetos em todo o país.

Descubra as bandas

Os Burricos são um grupo de música tradicional portuguesa, que conjuga instrumentos tradicionais (como a gaita de foles, o bombo e a caixa) com instrumentos mais modernos – caso do trombone, da guitarra ou da bateria. Tudo isto preservando a tradição e a cultura, ao mesmo tempo que adicionam um toque de modernidade e uma nova abordagem a este género sem abdicar do espírito e da folia a que o folclore nos transporta.

Os Retimbrar são um coletivo de músicos, sediado no Porto, composto por 10 elementos que celebram um estilo de música de inspiração tradicional e forte matriz rítmica. O grupo iniciou o seu percurso de experimentação a partir do vocabulário de instrumentos tradicionais portugueses e explora, na identidade da música que faz, o ritmo e a percussão, que estão na origem das suas canções. O grupo tem no seu reportório criações próprias e interpretações de música popular ligadas ao extenso número de colaborações já desenvolvidas com comunidades musicais da região norte do país, entre eles grupos de bombos, ranchos folclóricos e outros coletivos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,899,219