"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Salvador Sobral lança "bpm"

Gravado no início de janeiro de 2021 no Le Manoir de León, idílico estúdio localizado no sudoeste de França, “bpm” é o primeiro disco composto inteiramente por Salvador, ao lado do seu inseparável parceiro musical Leo Aldrey, que também foi o responsável pela produção do álbum.


As canções desta nova obra surgem de um conceito inicial desenvolvido durante um retiro no sul de Portugal, em que Leo e Salvador elaboraram o esqueleto musical do álbum, que contém nove canções em português, duas em inglês e duas em espanhol, demonstrando mais uma vez a versatilidade de Salvador Sobral e a vocação global da sua obra.

A par da base rítmica que o acompanha desde o seu primeiro disco, André Rosinha (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria), Salvador acrescentou vários elementos novos à sua formação neste projecto: André Santos, na guitarra e Abe Rábade no piano, com Leo Aldrey, que também participa nos teclados e efeitos. Todos eles contribuíram com ideias e propostas musicais que foram fundamentais no processo de criação do álbum.

Além da banda de destacar duas participações vocais muito importantes neste trabalho: Sílvia Pérez Cruz (coros em “that old waltz”) e de Margarida Campelo (Featuring em “Aplauso Dentro”).

Este novo álbum representa um passo decisivo na evolução de Salvador Sobral como intérprete e principalmente como compositor. Um exercício de busca introspectiva, em que letra e música são baseadas em uma nova identidade sonora, ousada e imprevisível. O título do álbum prevê o que o ouvinte pode descobrir como explica o próprio Salvador:

Tomo várias decisões nas diferentes áreas da vida durante as minhas insónias. Chamo-lhes IPs (insónias produtivas). O nome do álbum é fruto de uma IP. Numa reflexão sobre a música e a vida, chego à conclusão de que o elemento mais forte que as une são os bpm (batimentos por minuto). É o que nos dá vida, os batimentos do coração, e é o que dá pulso à música, o que a faz viver. Lembro-me sempre de quando estava no hospital: fazia vários eletrocardiogramas e, numa fase mais delicada, também havia um monitor que mostrava sempre os meus bpms. E isso, curiosamente, transmitia-me uma sensação de familiaridade. Os bpms eram algo que eu conhecia bem da música. Assim foi, ficou ali decidido que o disco chamar-se-ia “bpm”. Já pude dormir em paz. Pelo menos nessa noite.”

As Canções
1. mar de memórias  (Salvador Sobral, Leo Aldrey)
2. fui ver meu amor (prelúdio)
3. fui ver meu amor  (Salvador Sobral, Luisa Sobral, Leo Aldrey)
4. se de mim precisarem (Salvador Sobral, Leo Aldrey)
5. that old waltz (Salvador Sobral, Leo Aldrey)
6. medo de estimação (Salvador Sobral, Leo Aldrey)
7. sangue do meu sangue (Salvador Sobral, Leo Aldrey)
8. paint the town (Salvador Sobral, Leo Aldrey)
9. páginas soltas (Salvador Sobral, Leo Aldrey)
10. canción vieja (Salvador Sobral, Leo Aldrey)
11. só eu sei (Salvador Sobral, Jenna Thiam, Leo Aldrey)
12. sem voz (Salvador Sobral, Leo Aldrey)
13. aplauso dentro (feat. Margarida Campelo) (Salvador Sobral, Leo Aldrey)
14. bom vento (Salvador Sobral, Leo Aldrey)


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,209,688