"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Plataforma Criativa dedicada ao teatro e artes cénicas arranca em Freixo de Espada à Cinta

Ao longo de meio ano, a Plataforma Criativa contempla residências artísticas de novas linguagens cénicas, através do teatro, da dança, da música e das artes de rua.


A vila manuelina de Freixo de Espada à Cinta acolhe até dezembro, uma incubadora do projeto Plataforma Criativa.

Coordenado pelo encenador Moncho Rodriguez, através da associação artística e cultural Malazartes, o programa criativo experimental, dedicado ao teatro e às artes cénicas, conta com a participação de Pedro Giestas, Elsa Pinho, Simone Brault, Regiane Cunha, Narciso Fernandes, Andreya Silva, Catarina Rapazinho, entre outras atrizes e atores.

A iniciativa, vocacionada para a formação cultural e artística de todos os públicos, pretende promover a região transmontana como “um berço acolhedor de projetos artísticos e culturais, potenciadores de oportunidades e de desenvolvimento local, capazes de estimular o turismo, a economia e contribuir para uma melhor qualidade de vida”.

“Este é um projeto piloto para a formação de públicos. Queremos ensinar de forma didática através do estímulo das artes. Vamos criar, ao mesmo tempo que formamos novos públicos. E não tenho dúvidas de que vamos revolucionar, porque ao exercitar sensibilidades, vamos trabalhar as dicotomias criador/ público e ator/espetador”, afirma Moncho Rodriguez, mentor da Plataforma Criativa.

O programa arrancou esta terça-feira para os mais jovens, com o espetáculo ‘Beatriz e o Peixe Palhaço’, baseado numa obra literária com o mesmo nome e que fala de esperança e de liberdade e onde o real e o imaginário se confundem.

Já a apresentação pública da Plataforma Criativa está marcada para o dia 4 de junho, pelas 21 horas, no adro da Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta.

De seguida, Elsa Pinho dará o corpo e a voz à peça ‘Sozinha’, uma produção própria, encenada por João Guisande, e que aborda o universo feminino, através da consciência, direitos, necessidades e do papel ativo na defesa das tradições e costumes.

Ao longo de meio ano, a Plataforma Criativa contempla residências artísticas de novas linguagens cénicas, através do teatro, da dança, da música e das artes de rua.

De acordo com os promotores, o envolvimento com o Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro e outras associações locais permitirá “oficinas de formação para novos públicos e a coprodução de um espetáculo inédito vai possibilitar a intervenção de crianças, jovens, adultos e famílias”.

Está programada ainda, de forma continuada, um conjunto de espetáculos e celebrações artísticas para espaços públicos convencionais e alternativos, com vista a promover inovação na participação dos espetadores, cumprindo as novas regras sanitárias para utilização desses mesmos espaços públicos.

“A arte vai sair à rua e toda a gente vai poder participar. Muitos dos espetáculos programados serão apresentados e executados na rua e os ensaios também. A cultura é segura”, garante Moncho Rodriguez.



por Olímpia Mairos in Renascença | 1 de junho de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,899,386