"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Vouguinha volta a fazer Aveiro – Macinhata do Vouga: é o regresso do comboio histórico

O histórico do Douro já voltou aos carris. E o do Vouga aproveita para se anunciar com pompa e circunstância: CP confirma viagens todos os sábados no verão e outubro adentro.


Enquanto se prepara para voltar às voltas do Douro, já este sábado, em comboio histórico, a CP avança agora o regresso do Comboio Histórico do Vouga. A bordo das cinco carruagens históricas, tracionadas pela locomotiva diesel, a composição regressa dia 12 de junho para cumprir Aveiro – Macinhata do Vouga.

Todos os sábados, e até 9 de outubro, o comboio partirá da Estação de Aveiro às 13h40, com destino a Macinhata do Vouga, efetuando uma paragem em Águeda, para entrada de passageiros.

A composição vai permanecer cerca de hora e meia em Macinhata do Vouga, para um programa que inclui uma visita ao Museu Ferroviário, animação de um grupo de danças e cantares tradicionais e uma exposição de produtos típicos da região.

No regresso, a partida do comboio é feita pelas 16h25, com paragem em Águeda, num programa que inclui uma visita guiada ao centro histórico da cidade e à zona ribeirinha.

Em maio, a CP realizou quatro viagens especiais na Linha do Vouga com o comboio histórico, mas com uma locomotiva a vapor, que no Verão é substituída pela locomotiva a diesel para evitar o risco de propagação de fogos florestais.

Nos dias 8 e 9 de maio, a uma antiga locomotiva a vapor, construída pela casa alemã Henschel & Sohn, foram atreladas carruagens “Napolitanas” fabricadas em Nápoles, na década de 30 do século passado, recentemente recuperadas.

Mais tarde, a 15 e 16 de maio, a mesma locomotiva recebeu uma carruagem construída no Barreiro, em 1908, e mais três carruagens históricas de madeira, construídas na Bélgica (1908), Alemanha (1925) e em Portugal (1913), nas oficinas do Porto.

Devido à pandemia de covid-19, o Comboio Histórico do Vouga não circulou em 2020.

Em 2019, em 15 circulações, teve uma ocupação de 76%, segundo dados avançados pela CP. 


por Fugas e Lusa in Público | 4 de junho de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,195,870