"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma Catalunha para descobrir em verso

Assírio & Alvim publica Resistir ao Tempo, antologia bilingue de poesia catalã.


Volvidos mais de vinte anos desde o último esforço para dar a conhecer uma antologia de poesia catalã aos leitores portugueses, Resistir ao Tempo é um novo fôlego na promoção desse território prenhe de vozes singulares. Desde as suas origens até à atualidade e numa edição bilingue, esta antologia entrega-nos uma nova Catalunha por descobrir.

Desenhado pela mão dos organizadores e tradutores Àlex Tarradellas, Rita Custódio e Sion Serra Lopes, é-nos assim explicado o título deste projeto: «Ao longo da selecção, o leitor vai poder comprovar que muitos dos poemas abordam a passagem do tempo com conotações muito diversas. Termos como a saudade portuguesa, a morriña galega, a nostalgia e a enyorança catalã são uma prova de que o tempo é uma constante em toda a poesia. [...] Pode parecer utópico, mas, como disse Gabriel Celaya, “la poesía es un arma cargada de futuro”. Joan Brossa tem um poema visual no qual também define a poesia como uma arma. E a melhor arma para resistir ao tempo é a poesia. Que nunca se esgote a pólvora dos versos.».

SOBRE O LIVRO
Título: Resistir ao Tempo – Antologia de Poesia Catalã
Autor: Vários
Organização e tradução do catalão: Àlex Tarradellas, Rita Custódio e Sion Serra Lopes
N.º de Páginas: 616
PVP: 24,00€
Coleção: documenta poetica

Ver primeiras páginas

SOBRE OS AUTORES
Ordenado de forma cronológica, o presente volume reúne 87 autores, desde o pioneiro Ramon Llull (1232–1316) aos contemporâneos Manuel Forcano e Gemma Gorga.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
66,779,243