"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma Catalunha para descobrir em verso

Assírio & Alvim publica Resistir ao Tempo, antologia bilingue de poesia catalã.


Volvidos mais de vinte anos desde o último esforço para dar a conhecer uma antologia de poesia catalã aos leitores portugueses, Resistir ao Tempo é um novo fôlego na promoção desse território prenhe de vozes singulares. Desde as suas origens até à atualidade e numa edição bilingue, esta antologia entrega-nos uma nova Catalunha por descobrir.

Desenhado pela mão dos organizadores e tradutores Àlex Tarradellas, Rita Custódio e Sion Serra Lopes, é-nos assim explicado o título deste projeto: «Ao longo da selecção, o leitor vai poder comprovar que muitos dos poemas abordam a passagem do tempo com conotações muito diversas. Termos como a saudade portuguesa, a morriña galega, a nostalgia e a enyorança catalã são uma prova de que o tempo é uma constante em toda a poesia. [...] Pode parecer utópico, mas, como disse Gabriel Celaya, “la poesía es un arma cargada de futuro”. Joan Brossa tem um poema visual no qual também define a poesia como uma arma. E a melhor arma para resistir ao tempo é a poesia. Que nunca se esgote a pólvora dos versos.».

SOBRE O LIVRO
Título: Resistir ao Tempo – Antologia de Poesia Catalã
Autor: Vários
Organização e tradução do catalão: Àlex Tarradellas, Rita Custódio e Sion Serra Lopes
N.º de Páginas: 616
PVP: 24,00€
Coleção: documenta poetica

Ver primeiras páginas

SOBRE OS AUTORES
Ordenado de forma cronológica, o presente volume reúne 87 autores, desde o pioneiro Ramon Llull (1232–1316) aos contemporâneos Manuel Forcano e Gemma Gorga.
Agenda
Exposições

Summer crush

Espaço Exibicionista 19 Abr a 18 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,880,741