"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Parque do Barrocal vence Prémio Geoconservação 2021

O Parque consta de uma lista de sete projetos nacionais candidatados, num concurso organizado pelo Grupo Português da ProGEO (Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico).

Foto de Pedro Martins


O objetivo é premiar uma autarquia que se distinga na implementação de estratégias de conservação e valorização do Património Geológico do concelho.


De acordo com a ProGeo, o júri constituído por elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Associação Portuguesa de Geólogos (APG) e da ProGEO, decidiu por unanimidade e “reconheceu a elevada qualidade da intervenção realizada no Parque do Barrocal, o empenho e o investimento realizado pela autarquia de Castelo Branco”.

Para José Augusto Alves, presidente da Câmara de Castelo Branco, “este prémio é o reconhecimento de todo o trabalho realizado na valorização de Castelo Branco. O Parque do Barrocal é um símbolo da nossa cidade e tem enchido de orgulho toda a comunidade albicastrense”.

Este é já o terceiro prémio do Parque do Barrocal. Em outubro do ano passado, o Parque do Barrocal venceu o Architecture Master Prize – uma das mais reputadas distinções do setor – na categoria de “Espaços Públicos”. Um mês depois, foi reconhecido com um dos maiores prémios internacionais de arquitetura, o World Architecture News Awards – Wan Awards, na categoria “Paisagens Urbanas”.

O Parque do Barrocal abriu ao público em novembro 2020, e até ao momento já recebeu mais de 17 mil visitantes.

Localizado no coração da cidade de Castelo Branco, este parque de natureza está integrado nos territórios classificados do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo|Tajo Internacional. Tem 40 hectares, apresenta 7 mirantes, diversas formações geológicas de interesse, passadiços, trilhos naturais, parque infantil, observatório de aves e muitas outras atrações naturais.

Agenda
Festivais

Futuros da Liberdade 2024

Mala, Oficina das Artes da Ajuda, Jardim das Damas, Pavilhão Multiusos da Ajuda, Mercado da Ajuda 18 Abr a 21 Abr 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,867,994