"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cartografias da criatividade feminina, 1974-1979

Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação para Mestrando.


Este seed-project centra-se na produção artística das artistas portuguesas no período após a revolução de 1974 e procura definir o seu contributo para a revisão histórica desse período e para a representação das mulheres portuguesas no contexto político de transformação democrática. Partindo de uma imagem do Portugal pós-revolucionário como um território de convergência de intervenções coletivas e transnacionais que combinaram criatividade e participação cívica, «Cartografias da criatividade feminina, 1974-1979» propõe uma perspetiva transnacional que integra as artistas portuguesas em circuitos e redes de solidariedade internacionais. O seu objetivo criar uma base de dados a partir da qual será possível mapear a circulação nacional e internacional das artistas portuguesas e também a presença de artistas estrangeiras em Portugal no período após a revolução de 1974. Os resultados desta investigação constituirão uma das áreas de pesquisa do futuro repositório online «Criatividade feminina em Portugal: Fontes e testemunhos».

Instituições / Centros de Investigação envolvidos
*IHA/NOVA FCSH
*Fundação D. Luís I, Casa das Histórias Paula Rego, Cascais
*Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa

Objetivos

Para além de destacar a participação das artistas portuguesas na definição do ambiente artístico pós-revolucionário e das suas aspirações democráticas e os diálogos internacionais que estabeleceram, «Cartografias da criatividade feminina, 1974-1979» sublinha também o impacto das exposições e eventos artísticos realizados no período pós-revolucionário e o seu papel na renovação do país através da promoção de novas formas de expressão e de intervenção no espaço público. A base de dados que será criada cruza por isso as práticas criativas das artistas portuguesas e os eventos artísticos e expositivos em que participaram:

*Identificação e catalogação das exposições e eventos artísticos nacionais e internacionais em que as artistas portuguesas participaram no período considerado pelo projeto;
*Identificação e catalogação das exposições e eventos artísticos em Portugal que contaram com a presença de artistas estrangeiras;
*Desenvolvimento de case-study sobre Paula Rego (história expositiva, 1974-1979) em colaboração com a Fundação D. Luís I, Casa das Histórias Paula Rego;
*Desenvolvimento de case-study sobre Graça Morais, com entrevista à pintora, com o apoio da investigadora Joana Baião do Laboratório de Artes na Montanha-Graça Morais.

Edital do concurso
Mais informações

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,199,816