"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Jonas apresenta novo fado "Jacarandá"

É o segundo avanço do fadista lisboeta, que, paulatinamente, se afirma como uma das vozes mais interessantes da música portuguesa, com as suas composições que encontram a harmonia e o equilíbrio entre os acordes intemporais e o sentimento contemporâneo.


Jonas é coreógrafo, bailarino, performer, cantautor e fadista, num percurso multidisciplinar. Em "São Jorge" revela a sua genialidade como letrista e compositor, não deixando ninguém indiferente à sua visão do mundo.

O tema "Jacarandá" é o resultado de duas frases por completar que Jonas entregou a vários companheiros de vida, «Eu nasci para…» e «Eu vou morrer para…». O resultado foram listas de frases existenciais que colocavam a nu os objetivos de vida e de legado que cada pessoa almejava. Estas listas de frases repletas de vida, de recordações e de desejos dão matéria à composição de "Jacarandá", um tema repleto de memórias do próprio autor mas povoado também por lembranças que se conjugam numa história que podia ser a de um indivíduo, mas no final as histórias tocam-se e por vezes apercebemo-nos de que estamos a viver uma história comum. "Jacarandá" tem desta forma o condão de pertencer de imediato a quem o escuta com ouvidos atentos e delicados.

Depois de "Provérbio ao Contrário", "Jacarandá" é o segundo tema a ser conhecido. Ambos fazem parte do longa duração de estreia, "São Jorge", que será editado no próximo dia 18 de Junho em CD e nas plataformas digitais. Com produção e mentoria a cargo de Jorge Fernando, nome histórico da música portuguesa e, particularmente, incontornável do Fado.

A 8 de julho, o disco "São Jorge" é apresentado ao vivo pela primeira vez, em concerto na Praça Central do Centro Cultural de Belém. Bilhetes à venda nos locais habituais, com lotação limitada e respeitando as recomendações da DGS.

Single "Jacarandá" estreou em vídeo e está já disponível em todas as plataformas digitais
Videoclipe oficial (Youtube) »
Spotify »
Apple Music »
Tidal »
Smartlink »

Segue Jonas
Instagram.com/jonasfado
Facebook.com/jonasfado
Youtube.com

Letra de "Jacarandá"

À sombra de um jacarandá
Vejo um banquinho rosa e de mansinho
Vou sentar-me nele a pensar na história que sou
Na minha frente passam fotos
Polaroid a sépia e a preto e branco e a cores
A recordar o meu caminho e aonde vou

Revejo as cartas que escrevi
E o gajo que não respondeu
Vejo o cachimbo do avô
De fato escuro e de chapéu

E o chapéu de chuva preso
Na boca de incêndio aberta
Mais os poemas que escrevi
Como presente à dona Berta

E a avó de bata e avental
A cuidar do jardim e das figueiras que
Trepava com a mana já no fim do verão
E na Lagoa a cabana
No pinheiro manso onde aquecia o
Café roubado com os primos à Ti São

E o postal que recebi
De Londres só a dizer sim
Mais o livrinho do Antoine
Que guardo hoje só p’ra mim

As personagens de Lisboa
Estranhas como manda a Lei
Desconhecidas conhecidas
Do outro lado o Cristo Rei

Pergunto aos meus botões
Como será ser velho enrugado
Toda a vida presa às costas lá atrás a ganhar pó
Penso nos netos que vou ter
Se vão gostar do avô ir ao cinema Juntos
Ver a Disney e no medo de estar só

Na encarnação insustentável
A leveza do meu ser
Vidas passadas karma bom e mau
No momento de morrer

Regresso a mim olho pra cima
Jacarandá alto e sereno
Fecho os meus olhos p’ra sentir
O entardecer quente e ameno

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,916,047