"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cartaz da Romaria d’Agonia com o dobro das propostas é apresentado no final do mês

O concurso público para a escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia de 2021, que vai decorrer de 19 a 22 de agosto, recebeu quase meia centena de propostas, mais do dobro do ano passado, e a Comissão de Festas revela o vencedor no final de junho.


De 24 de março a 21 de maio, prazo em que decorreu o concurso, este ano com aposta na
desburocratização do processo podendo os candidatos submeter as propostas, pela primeira vez e dentro deste período, através da página oficial www.festasdagonia.com, foram recebidas 46diferentes propostas, de 31 autores.

“Temos a sublinhar que apesar dos condicionalismos que ainda se vivem, devido à pandemia e toda a incerteza que nos rodeia, tivemos o dobro das propostas de 2020, em queasfestas foram praticamente simbólicas, sem público. Daí ser importante este interesse acrescido por este concurso”, reconhece o presidente da Comissão de Festas, António Cruz.

Para a escolha do cartaz de 2020, a Comissão de Festas recebeu 21 propostas de cartaz, de 16 autores.

Tal como nos dois anos anteriores, o concurso público para a escolha do cartaz oficial da Romaria de 2021, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, VianaFestas e Comissão de Festas, contou com tema livre.

O cartaz vencedor do concurso deste ano éselecionado por um júri que avaliavários critérios, nomeadamente a eficácia da mensagem, originalidade e criatividade, ou a qualidade técnica e estética das propostas.

“Tal como temos feito sempre, vamos apresentar o cartaz vencedor no final de junho”, garante o presidente da Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.

A festa vai decorrer este ano de 19 a 22 de agosto, em Viana do Castelo, com um programa ao vivo e alguns momentos apenas ‘online’, em função da evolução da pandemia de covid-19.

Depois do mote “Sentir as festas d’Agonia” em 2020, que pela primeira vez em quase 250 anos deixou a Romaria sem público, para prevenir a transmissão da doença, a Comissão de Festas admite que nesta edição já será possível também vivê-las, com alguns eventos, nomeadamente no Centro Cultural da cidade e ao ar livre na componente religiosa, mas embora ainda com restrições.

É o caso da Festa do Trajeou dos já tradicionais concertos da Romaria, com osSons do Minho e Augusto Canário e Amigos, que em 2020 também aconteceram, mas apenas em formato ‘online’, e que este ano deverão ter público.

Dentro da habitual programação também deverá realizar-se umaFeira deArtesanato, com horários de funcionamento e circuitos previamente estabelecidos, para evitar aglomerações e cumprir as orientações da Direção-Geral de Saúde.

Em função da evolução da pandemia, a Comissão de Festas, a VianaFestase a Câmara Municipal estão a equacionar a realização de outros momentos habituais da Romaria, cumprindo as orientações oficiais em matéria de saúde pública.

“Tudo está a ser pensado e trabalhado, mas em última instância o que prevalecerá será o critério da defesa da saúde pública, como é óbvio”, destacou António Cruz.

Em 2020, com um programa totalmente ‘online’, os vários momentos da Romaria foram vistos nos cinco dias de festa 1.100.000 vezes, por utilizadores de vários países. Apesar da falta do típico rebuliço das festas, a transmissão dos vários quadros típicos da festa permitiu minimizar a ausência.

A Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia realiza-se, anualmente, na cidade de Viana do Castelo, desde 1772 e desde 1783 que ocorre em agosto.

Acompanhe toda a informação em:
www.festasdagonia.com
|
www.facebook.com/RomariaAgonia
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,222,476