"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Centenário de Saramago arranca com coro de crianças a ler "A Maior Flor do Mundo"

Foto: Inácio Rosa/Lusa


Foi conhecido o programa das comemorações do centenário do Nobel da Literatura.

“Ser velho é só ter mais anos, ter vivido mais, ter mais coisas para dizer porque se tem mais coisas para recordar”. A frase é de José Saramago, o autor cujo centenário se comemora em 2022, e cujas celebrações terão início já este ano, a 16 de novembro. O programa já foi divulgado pela Fundação José Saramago e prevê conferências, exposições, a reedição de livros, ciclos de cinema, ópera, dança e teatro. A abertura será com leituras.

A 16 de novembro deste ano, os alunos de 100 escolas do Ensino Básico nacional vão ler ao mesmo tempo e à mesma hora, “A Maior Flor do Mundo” – o livro que Saramago escreveu para crianças.

Será desta forma que será dado o ponta pé de saída nas comemorações do centenário do Nobel que terminarão, um ano depois, com alunos do Secundário lerem em simultâneo, páginas duas obras emblemáticas - “Memorial do Convento” e “O Ano da Morte de Ricardo Reis”.

Pelo meio, a programação do centenário inclui iniciativas distribuídas por vários domínios e organizadas por várias entidades. Em entrevista à Renascença, Carlos Reis, o comissário das celebrações, esclarece que “a Fundação José Saramago não é proprietária das comemorações”, apenas “organiza, congrega esforços e energias, mas chama outras entidades”.

Exemplo disso será a conferência que a Fundação Calouste Gulbenkian irá organizar. Trata-se de “um grande colóquio internacional que provavelmente será em junho do próximo ano”, explica Carlos Reis, que dá também outros exemplos de conferências que serão organizadas por universidades “no Brasil, Espanha, Itália e nos Estados Unidos”.

Há também um conjunto de cinco conferências a que deram o nome de “Conferências do Nobel” que terão lugar a partir de janeiro de 2022 e a organização do escritor argentino Arberto Manguel.

“Ele vai chamar, ainda não posso dizer nomes porque os convites ainda estão a ser feitos, grandes figuras de dimensão internacional, do Reino Unido, da Nigéria, do Uruguai, do Brasil, para pensarem não apenas a obra de Saramago, mas também o seu pensamento”, detalha Carlos Reis.

O centenário do autor de “Ensaio sobre a Lucidez” será também assinalado com um conjunto de exposições. Uma delas terá um caráter biográfico e terá lugar na Biblioteca Nacional que vai incluir materiais do espólio.

Também na Torre do Tombo, será organizada uma mostra documental sobre a vida e obra do Nobel a partir de documentos do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Outra das exposições será organizada pelo Teatro Nacional de São Carlos, em torno da relação de José Saramago com a música. O autor escreveu ópera e o São Carlos irá também no âmbito do centenário, repor a ópera Blimunda, de Azio Corghi e José Saramago, em outubro de 2022.

A programação prevê ainda dança e teatro. A Companhia de Dança Contemporânea de Évora irá dançar o “Ensaio sobre a Cegueira”, já o Teatro Nacional de São João apresentará o “Ensaio sobre a Cegueira” numa coprodução com o Teatre Nacional de Catalunya e o Teatro Nacional D. Maria II que vai estrear a 10 de junho de 2022. Também o Teatro das Beiras, o Teatro do Noroeste e o Trigo Limpo Teatro ACERT têm previstas representações da obra de Saramago.

A Cinemateca portuguesa também se associa ao centenário, diz Carlos Reis, com “um ciclo de cinema a partir das obras de José Saramago”. Para as celebrações estão ainda previstas diversas edições, nomeadamente de uma Fotobiografia de Saramago por Ricardo Viel e Alejandro García, com imagens inéditas.

O centenário do Nobel terá também uma dimensão internacional, sublinha o comissário. Carlos Reis começa por explicar que Espanha vai ter um papel preponderante. “O Instituto Camões servirá também como caixa de ressonância do centenário no exterior”, aponta Reis que junta a isto, também o empenho da Biblioteca Nacional de Espanha, do Instituto Cervantes e das autoridades de Lanzarote, do Governo das Canárias.

Também o Brasil será outra geografia destas celebrações. “Estamos a estabelecer protocolos com o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade que são duas grandes instituições. Muitas universidades brasileiras vão fazer colóquios e exposições. Haverá conferências em que existem cátedras Saramago, na Bulgária, em Itália, em Espanha. Isto corresponde à ideia que temos de que estamos a falar de um escritor universal”, conclui Carlos Reis.


por Maria João Costa in Renascença | 9 de junho de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,884,724