"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Como Ler Literatura

Um divertido guia que ensina a ler melhor, com mais profundidade e maior prazer.


O que torna uma obra literária boa ou má? Qual a liberdade do leitor para interpretá-la? Poderá uma música infantil como Baa baa Black Sheep estar carregada de ressentimento? O que distingue o gosto da crítica? Neste livro acessível e divertido, Terry Eagleton aborda estas e outras questões intrigantes. Como Ler Literatura é o livro de eleição para estudantes acabados de chegar ao estudo da literatura e para todos os leitores interessados em aprofundar a sua compreensão dos textos e em enriquecer a sua experiência de leitura.


Numa série de análises brilhantes, Eagleton mostra como se deve ler, prestando a devida atenção ao tom, ao ritmo, à textura, à sintaxe, à alusão, à ambiguidade e a outros aspetos formais das obras literárias. Examina também questões mais amplas relacionadas com as personagens, a trama, a narrativa, a imaginação criativa, o significado da ficcionalidade e a tensão entre aquilo que as obras literárias dizem e aquilo que mostram. O autor oferece ainda comentários úteis sobre classicismo, romantismo, modernismo e pós-modernismo, juntamente com leituras fascinantes de autores tão díspares como Shakespeare e J. K. Rowling, ou Jane Austen e Samuel Beckett.


«Parte da piada do livro é a forma como Eagleton incita, provoca e, por vezes, enfurece [o leitor]. Um guia introdutório à análise crítica sem rival e a prova inequívoca da habilidade e subtileza de Eagleton como leitor.»

- Felicity James, Times Higher Education Supplement

«Este é um livro seriamente divertido [?]. Uma efervescência e explosão de ideias. Não é preciso ser-se professor ou iniciante para o apreciar: Eagleton escreve com tanto entusiasmo que basta ser-se capaz de ler.»

- Sue Gaisford, The Tablet

«Este não é apenas um livro divertido, é um livro importante. Aquilo a que Eagleton se refere, na esteira de Nietzsche, como "leitura lenta? parece horrivelmente ameaçado enquanto atividade humana. Ele remete-nos aqui para o básico, numa sequência de análises incisivas, tendo em conta os aspetos essenciais da leitura inteligente. [?] Este é um livro para todos os leitores, não só para principiantes, no entanto, revelar-se-á imensamente útil na sala de aula.»

- Jay Parini, autor de Why Poetry Matters

SOBRE O AUTOR

Terry Eagleton (n. 1943) é um filósofo, professor e crítico literário inglês. Precursor dos Cultural Studies, publicou mais de quarenta livros, sendo um dos intelectuais mais lidos e comentados em todo o mundo. Além dos seus trabalhos de referência sobre teoria literária, tem escrito abundantemente sobre cultura, ideologia, política, religião e humor.

Edições 70
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,095,829