"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Metafísica: Texto fundador da filosofia ocidental

A tradução que agora se apresenta é a primeira integral no nosso país. Profusamente anotada, conta ainda com um glossário e uma introdução abrangente.


Segundo Aristóteles (384-322 a. C.), a Metafísica é a ciência que estuda o ser enquanto ser. Todas as demais ciências têm por objeto uma parcela da realidade, dependente quer da atividade empírica quer da experiência sensorial. A Metafísica, ou Filosofia Primeira, seria, pelo contrário, a mãe de todas as ciências, pois dela derivaria a própria possibilidade de conhecer.

Ela estuda não só as substâncias, como as propriedades e as relações entre elas, assim como as categorias sob as quais poderíamos classificá-las.


Nesta obra discutem-se pela primeira vez na história da filosofia noções como as de causa primeira, matéria, forma, essência, acidente, potencialidade e atualidade, todas elas parte do repertório básico da filosofia ocidental.


Constituída por 14 livros, a Metafísica, à letra, «além das coisas físicas», resulta do trabalho de organização de Andrónico de Rodes, um dos últimos alunos do Liceu, responsável também pelo título.


A tradução que agora se apresenta desta obra seminal é a primeira integral no nosso país e foi preparada, introduzida e profusamente anotada por Carlos Humberto Gomes.

SOBRE O AUTOR

Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) foi um filósofo grego do período clássico. Faz parte, juntamente com Sócrates e Platão, de quem foi discípulo, da tríade de fundadores da filosofia ocidental. Depois da morte de Platão, em 347 a.C., abandonou a Academia desavindo com a nova direção. Depois da morte de Alexandre Magno, de quem foi precetor, fundou a sua própria escola, o Liceu, ou escola peripatética. Os escritos que dele nos chegaram versam sobre física, metafísica, estética, lógica, retórica, política, ética, biologia, linguística, economia e zoologia.

Edições 70

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,895,888