"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Noite Turva" em Cannes

“Noite Turva”, o primeiro filme de Diogo Salgado, foi selecionado para a Competição Oficial de Curtas Metragens da 74ª edição do Festival de Cannes, que decorrerá, presencialmente, de 6 a 17 de julho.


A curta-metragem, que tem em Cannes a sua estreia internacional, narra a tarde de dois rapazes que brincam na floresta junto a uma lagoa. Quando um deles desaparece, a lagoa e os seus habitantes tomam o controlo da narrativa, construindo, ao entrar da noite, um labirinto que cerca as duas crianças. Enquanto um dos rapazes deambula pela floresta à procura do amigo, as silhuetas, texturas e sons exercem lentamente a sua força.

O filme, com fotografia de Joana Silva Fernandes e som de Miguel Coelho, é interpretado por Afonso Gregório, Simão Bernardino e Lionel Santos, habitantes do local onde foi filmado, e é promovido e distribuído pela
Agência da Curta Metragem. Em 2020, "Noite Turva" fora já galardoado com o Prémio de Melhor Filme da Competição Nacional do Curtas Vila do Conde.

Diogo Salgado tem, agora, a sua estreia internacional em Cannes, um dos mais prestigiados festivais internacionais de Cinema.

Com a primeira edição em 1946, precedida por quase uma década de preparação do festival, Cannes foi moldado pelo período pós-guerra e, desde os seus primórdios, apresentou o claro objetivo de encorajar o desenvolvimento da arte cinematográfica em todas as suas formas, criando e fomentando a colaboração entre todos os países produtores de filmes. O Festival Internacional de Cinema de Cannes é considerado um dos mais importantes festivais do panorama internacional, aliando as grandes estrelas de Cinema à descoberta de novos talentos.


Citações
Diogo Salgado (realizador): 
Não poderia ficar mais surpreendido com o caminho que este pequeno filme tem vindo lentamente a trilhar. Para mim e para todos os amigos que nele se cruzaram, a seleção de Cannes faz-me acreditar que este seja apenas o melhor início possível de um percurso muito desejado.


Biografia
Diogo Salgado nasceu em Coimbra, em 1994. Estudou cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema e ciências da comunicação na Universidade Nova de Lisboa. O seu primeiro filme, “Noite Turva”, foi selecionado para a Competição Oficial de Curtas Metragens do Festival de Cannes 2021, depois de vencer o prémio de Melhor Filme em Competição Nacional do Curtas Vila do Conde 2020.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,914,367