"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O Meu Filho Não Precisa de Rótulos"

Cerca de uma em cada cinco crianças no mundo tem um problema de saúde mental. Apenas um quinto recebe tratamento.


Quando um filho vê mal, pais e professores alertam para a urgência de ir a um oftalmologista. Se é diabético, a toma de insulina não levanta qualquer questão. No entanto, quando há um problema comportamental na criança, a consulta de pedopsiquiatria ou psicologia parece ser adiada. Em vez de procurarmos uma solução, escondemo-nos atrás dos rótulos.

«O meu filho é muito malcomportado.» Será? Ou será que sofre de uma perturbação do comportamento? Aquela criança «não para quieta um segundo». Poderá ser uma perturbação de hiperatividade e défice de atenção? «Parece viver isolado num mundo só dele». Estaremos perante uma perturbação do espetro do autismo?

Partindo do pretexto de um rótulo, Margarida Crujo, psiquiatra da infância e da adolescência, analisa algumas das doenças mais frequentes em pedopsiquiatria, enumerando as principais características das patologias e facultando uma lista de possíveis atitudes a tomar perante as mesmas. Com base na experiência em consultas de pedopsiquiatra, O Meu Filho Não Precisa de Rótulos é um livro essencial para pais, educadores, profissionais de saúde e para todos os que se interessam por este tema.

Sobre a autora:

Nasceu em Évora, em 1981, sendo oriunda de uma família de Estremoz, tradicionalmente ligada à saúde. Aí cresceu e viveu, até se mudar para Lisboa para estudar Medicina. Cativada pelas ciências, pelas relações humanas e pela literatura, sintetizou estes três mundos e especializou -se, depois, em Psiquiatria da Infância e da Adolescência. É mãe de três rapazes e vive atualmente em Düsseldorf, na Alemanha.

Título: O meu filho não precisa de rótulos
Subtítulo: Será feitio? Ou uma perturbação?
A autora: Margarida Crujo
Género:. Pedagogia/ Parentalidade
Nº de páginas: 288
Data de saída: 16 junho 2021
P.V.P.: 15,90 €
Editora Manuscrito

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,918,598