"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Presidência Portuguesa da União Europeia exibe documentário da Rádio Comercial a nível internacional

“Um Mar de Lixo” representa o compromisso da Rádio Comercial com o ambiente e foi selecionado para ser exibido pelo Instituto Camões em Cabo Verde, Angola e Espanha.


Depois de ter sido exibido pela primeira vez no estrangeiro em fevereiro deste ano, o documentário “Um Mar de Lixo”, realizado pela jornalista da Rádio Comercial Tânia Paiva e com imagem de Tiago Mendes dos Santos, voltou a ser selecionado por diferentes entidades para ser exibido em vários países do mundo ao longo do mês de junho.

A Fundação Serralves, através do CineEco, Festival Internacional de Cinema Ambiental, escolheu este documentário para exibição aos alunos do ensino secundário, em circuito fechado, em escolas portuguesas. Mas é no dia 23 e 24 de junho que Espanha e Angola, respetivamente, terão uma primeira apresentação de “Um Mar de Lixo”, através da parceria com o Instituto Camões/Presidência Portuguesa da União Europeia, nos seus centros culturais portugueses.

“Um Mar de Lixo” surgiu depois de a equipa da Rádio Comercial ter acompanhado a associação “Brigada do Mar” ao longo de 18 dias de limpeza nas praias do concelho de Grândola, em Portugal, em maio de 2019. A equipa que acompanhou esta ação ficou impressionada com a dimensão e a quantidade de lixo encontrado, mais de 20 toneladas ao longo de 45 quilómetros entre Tróia e Melides e decidiu realizar um trabalho de fundo com o objetivo de alertar a sociedade para este problema.

“Um Mar de Lixo” foi nomeado em 2020 como finalista do Festival Internacional de Cinema Ambiental de Seia, o CineEco, e foi distinguido com duas menções honrosas, uma do júri do Prémio Valor da Água e outra atribuída pelo júri do Prémio Juventude. Já em fevereiro deste ano foi selecionado para abrir uma conferência europeia, em Praga, sobre as alterações climáticas, e representa aquele que é o maior comprometimento de uma marca de puro entretenimento e diversão, como a Rádio Comercial, com o ambiente a sustentabilidade do planeta.

Mais informações em https://radiocomercial.iol.pt/



“Um Mar de Lixo” está disponível em:

https://radiocomercial.iol.pt/artigo/nao-e-lixo-e-um-mar-de-lixo

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,807,809