"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Candidaturas abertas para o projeto MUSA em Portugal

É com grande entusiasmo que a experimentadesign anuncia a abertura das candidaturas para o projeto MUSA em Portugal.

Esta iniciativa efetuada entre Itália, França e Portugal tem como objectivo dotar quartetos de música clássica compostos por jovens entre os 20 e 35 anos com novas ferramentas numa perspetiva multidisciplinar e de grande transversalidade, visando melhorar perspetivas profissionais, solidificar a relação entre a música e os setores de património cultural e elevar a cultura Europeia no contexto da empregabilidade e do desenvolvimento socioeconómico.

Em Portugal, o projeto engloba uma residência artística, um workshop e duas performances públicas, que decorrem entre os dias 24 e 31 de outubro 2021, no Palácio Nacional de Mafra e na Fundação EDP | MAAT em Lisboa. O programa debruça-se sobre a interdisciplinaridade entre as artes, em particular entre a música e outras áreas culturais, como a arquitetura, o design e as artes plásticas, e todas as atividades são conduzidas por profissionais de renome das diferentes disciplinas abordadas.

Serão seleionados três quartetos para integrar o programa, estruturado de forma a abranger os seguintes tópicos:

  • A relação entre sonoridade e o espaço arquitetónico, encarando o espaço como um elemento activo na composição e interpretação musical;
  • Design de luz e o seu impacto nas performances musicais;
  • Design de produto e a criação de instrumentos musicais, aliando o conhecimento de artesãos de instrumentos com a visão de designers de produto;
  • Interligações entre música clássica e arte, muito especificamente, a arte contemporânea;
  • Design gráfico e de comunicação e a sua importância na difusão da mensagem musical e no alargamento de públicos;
  • Design de som e as novas tecnologias em diálogo com a performance da música clássica.

A fase de candidatura termina terça-feira, dia 6 de julho, às 23h59. Para saber como se candidatar descarregue o documento da open call aqui.

Co-financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, o projeto MUSA foi desenvolvido através de uma parceria estratégica composta pelo Le Dimore del Quartetto como principal promotor, IED – Istituto Europeo di Design e ASK – Centre for Research on Management and Economics of Arts and Culture Institutions em Milão, ProQuartet – Centre européen de musique de chambre de Paris, La Ferme de Villefavard em Limousin di Villefavard, e pela experimentadesign em Lisboa.

Descubra mais sobre o MUSA no nosso website.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Estilhaços de Escuridão"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de Estilhaços & Ensemble Vocal EPME, que terá lugar no próximo dia 23 de março (sábado) às 21h30, no Auditório de Espinho. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
89,545,289