"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Reinvente-se" – 3 passos para se sentir mais realizado

Gonçalo Gil Mata promete abalar o conceito de realização e desenvolvimento pessoal.


Depois de uma viagem de mota a solo entre Buenos Aires e Nova York, que o motivou a escrever o primeiro livro e a mudar de vida – deixou a indústria do software e tornou-se executive coach –, e de mais tarde ter publicado Ainda não tive tempo, um manual de produtividade e organização pessoal, Gonçalo Gil Mata apresenta um novo trabalho.
Reinvente-se desafia os leitores para uma jornada de transformação pessoal sem que precisem de fazer 40 mil quilómetros de motorizada. Disponível nas livrarias de todo o país a partir de 1 de julho, com chancela Ideias de Ler.
A maioria das pessoas é ensinada e incentivada a perseguir sempre a próxima meta ou o próximo objetivo e, muitas vezes, sem que o consiga perceber ou contrariar, acaba presa numa avassaladora roda de hamster, que não lhe permite sequer disfrutar de cada uma das suas conquistas, mas simplesmente a impele para a seguinte, seja na vida profissional, pessoal ou até na relação com os outros. Mas será que esta experiência as torna verdadeiramente realizadas?
Sem oferecer fórmulas de sucesso, Reinvente-se pretende provocar os leitores, fazê-los refletir, motivá-los a quebrar este ciclo e a viverem mais alinhados com os seus valores e as suas prioridades, continuando a cumprir metas e objetivos, não por ansiedade ou sentido de incumprimento, mas de forma fluída e natural. Para isso, partilha ferramentas de introspeção e de navegação, sustentadas em princípios da psicologia, que cada um pode aplicar à sua vida e ao seu trabalho e ainda aplicar esta abordagem em ambiente corporativo, com a segurança de que funciona, garantia dada por João Carreira, CEO da Critical Software.
Numa esclarecedora alegoria, Gonçalo Gil Mata aponta para o momento em que uma criança aprende a andar. Esta não o faz por obrigação, pressão social ou para atingir o estatuto de bebé que caminha, fá-lo porque sim, porque esse é o processo natural de desenvolvimento e porque dessa forma vai poder explorar mais e melhor – e tão ou mais importante, não se preocupa com a sua imagem, se faz ou não figura de idiota enquanto aprende, se cai muitas ou poucas vezes, apenas procura evitar trambolhões desnecessários.

Reinvente-se será apresentado online, numa sessão prática, em que Gonçalo Gil Mata vai desafiar os participantes a abanarem os seus alicerces existenciais e darem início à sua experiência. A sessão é no dia 7 de julho, terça-feira, às 18:00, via zoom, e as inscrições estão abertas em bit.ly/workshop_reinventese.

CRÍTICAS

"O Gonçalo discute conceitos complexos com uma linguagem simples, visual e muito acessível. O livro não oferece fórmulas de sucesso pessoal, mas partilha ferramentas de navegação extremamente úteis para o caminho de desenvolvimento pessoal de cada um. Mais importante ainda, a abordagem funciona quando aplicada em ambiente corporativo. O impacto que testemunhei na Critical foi extraordinário e transformador. Obrigado, Gonçalo!"
João Carreira, CEO da Critical Software

"Reinvente-se é um primeiro passo para a mudança, ajuda a ampliar perspetivas acerca da vida profissional, pessoal e da relação com os outros, consigo próprio e com o mundo. Oferece ferramentas para a ação que podem promover um ponto de viragem para viver de forma mais alinhada consigo próprio e aproveitar melhor esta viagem."
Maria Cristina Canavarro, Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra

"Gonçalo Gil Mata desmonta, com mestria e simplicidade desconcertantes, a armadilha da construção mental de que a experiência de cada um de nós emerge mais das circunstâncias do que dos pensamentos. Este livro desperta-nos para a forma como podemos libertar o nosso potencial de concretização, com a tranquilidade e a serenidade que impactam a capacidade de tomar decisões."
Bernardo Almada-Lobo, Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

SOBRE O LIVRO

Reinvente-se
Será que atingir metas e objetivos é realmente a fórmula da realização pessoal? Ou será que a sensação de plenitude se consegue de outra forma?
Reinvente-se desafia-o para uma jornada de transformação pessoal, de redefinição de prioridades, de modo a sentir-se mais realizado e alinhado com os seus valores mais importantes.
Gonçalo Gil Mata guia-o numa reflexão sobre a forma como perceciona as suas experiências e o rumo que quer dar à sua vida, que o levará, de modo consciente e sustentado, a uma nova e melhor versão de si próprio.
Este é um livro desafiante que promete ajudá-lo a recuperar a paz interior e a desfrutar da tranquilidade que tanto deseja.

Título: Reinvente-se
Autor: Gonçalo Gil Mata
Páginas: 224
PVP: 16,60

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR

Gonçalo Gil Mata


Licenciou-se em Engenharia Informática aos 22 anos. Apaixonado por viagens, aos 30 anos teve a coragem de abandonar um bom emprego para se aventurar numa incrível volta ao mundo de mota. Desde então, dedica-se profissionalmente ao estudo do comportamento humano, das nossas motivações intrínsecas e da realização pessoal em geral.
Em 2009 fundou a MIND4TIME - Productivity Consulting, que aplica os conceitos de Engenharia Comportamental à performance das organizações, atuando nas áreas da Produtividade, Comunicação, Liderança, Gestão Emocional e Team Coaching, entre outras.
Treinou pessoalmente com nomes de relevo mundial, como Joseph O'Connor, David Allen, Michael Neill e Aaron Turner.
Reconhecido orador, colabora com as mais prestigiadas escolas de negócios do país.
Publicou os livros BuenaYork (2007), no qual relata a sua grande viagem, e Ainda Não Tive Tempo (2015), sobre gestão de tempo e produtividade pessoal.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,959,619