"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Cântico dos Cânticos

Edição com um quase inédito de Agustina Bessa-Luís, reúne versões da poeta Eugénia de Vasconcellos e do Padre António de Figueiredo


Texto imortal
do património poético mundial, Cântico dos Cânticos é um momento singular da Bíblia: afinal, Salomão, o putativo autor, exalta ali, com poética inexcedível, a carne, a fusão amorosa e o igual prazer entre os casais. São sete cantos sublimes, apresentados como um drama, que nos falam de um amor «forte como a morte» que agora a Guerra e Paz Editores publica numa edição única E é única por contar com um texto praticamente inédito de Agustina Bessa-Luís, e com duas versões do Cântico: a da poeta Eugénia de Vasconcellos, e a tradução clássica do Padre António de Figueiredo. Cântico dos Cânticos chega à rede livreira nacional no próximo dia 22 de Junho, com um cerimonial de sedução que irá promete inspirar crentes e não crentes, amantes e prometidos.

«Tanto David como Salomão foram famosos pelos seus provérbios e salmos, pensamentos e cânticos. Acima de toda esta obra portentosa está, porém, o Cântico dos Cânticos. É um poema da juventude, leve como a flor da vinha de Engadi.» Assim descreveu Agustina Bessa-Luís, nome maior da literatura portuguesa, a obra de Salomão no irreverente e polissémico texto Um Tijolo Quente Sobre a Cama, de 2001, publicado numa edição da Bíblia da Três Sinais Editores, a editora que precedeu e deu origem à Guerra e Paz Editores.

As palavras da escritora portuguesa, que nos deixou em 2019, lêem-se como se tivessem sido escritas hoje mesmo, assim como as do Cântico, que, segundo Agustina, «continuará a oferecer-nos os seus mistérios e as suas graças para as quais contribuem todos os perfumes da Arábia». Razões para que, duas décadas depois, o texto praticamente inédito da autora da Sibila seja agora ressuscitado e dê o mote para uma edição de Cântico dos Cânticos «duplamente feliz», nas palavras do editor Manuel S. Fonseca.

A edição inclui uma versão do texto bíblico da poeta portuguesa Eugénia de Vasconcellos, à qual se agrega Em Todo o Esplendor da sua Glória, um breve texto no qual Eugénia explica o que a moveu poética e filosoficamente para a concretização deste labor cativante, e ainda a tradução clássica do Cântico dos Cânticos, pela mão do Padre António Pereira de Figueiredo, feita a partir da Vulgata Latina.

Retrato de um sentimento sublime, feito de escolhas e imperfeições, Cântico dos Cânticos é um poema de beleza perene que convida à leitura e que esta edição celebra. O livro fará parte da colecção Livros Brancos que se distingue pela sobriedade gráfica em tudo correspondente à singularidade da obra.

Cântico dos Cânticos chegou às livrarias de todo o país no dia 25 de Junho e encontra-se disponível para venda através da loja online da Guerra e Paz, Editores.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,889,791