"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Presidente da República inaugura "Casa da Cidadania Salgueiro Maia"

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, resultado do projeto da Câmara Municipal de Castelo de Vide e da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), será inaugurada no próximo dia 1 de julho, data do aniversário de nascimento de Salgueiro Maia, que completaria 77 anos de idade.


O programa, que terá início no período da manhã, contempla, entre outras iniciativas e cerimónias oficiais, a apresentação do livro “Das Guerras em África à Revolução dos Cravos”, de Moisés Cayetano Rosado, com prefácio do Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, seguida de sessão de autógrafos; abertura da exposição “A Chaimite na Revolução – Momentos”, de Alfredo Cunha e concerto pela Orquestra sem Fronteiras.

A “Casa da Cidadania Salgueiro Maia” será inaugurada às 16h30, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e contará com a presença da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, e da Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, além do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, e da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, entre representantes de outras entidades oficiais.

A instalação do espaço museológico no castelo de Castelo de Vide, Monumento Nacional afeto à DRCAlentejo, visa promover a visibilidade de uma personalidade que representa a essência da revolução do 25 de Abril de 1974, um Herói Nacional, através do espólio que doou à Autarquia da terra onde nasceu, cumprindo a vontade que deixou expressa em testamento, relativa à respetiva musealização. Tem igualmente por objetivos divulgar os valores da fraternidade, liberdade e democracia às novas gerações.

O núcleo museológico no qual foram investidos mais de 1,1 milhão de euros, corresponde à primeira e mais importante fase do projeto. A candidatura foi apresentada pela DRCAlentejo aos fundos comunitários, em protocolo com a Câmara de Castelo de Vide que assegurou a contrapartida nacional deste investimento, cofinanciado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O projeto técnico é da responsabilidade da DRCAlentejo, dona da obra, e a Museologia tem a autoria de Fernando António Baptista Pereira historiador e Presidente da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

O projeto tem ainda prevista, para uma segunda fase, a instalação de uma loja, de uma sala de exposições, e uma área para bar e esplanada.

Entre as peças que integram o núcleo museológico encontra-se o conhecido megafone com o qual, a 25 de Abril de 1974, no Largo do Carmo, em Lisboa, o Capitão Salgueiro Maia intimou Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia. O espaço museológico exibe também o uniforme militar que envergava nesse dia, entre outros uniformes, divisas, estandartes e insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares que pertenceram a Salgueiro Maia.
Agenda
Exposições

"Gyres"

Galeria Zé dos Bois 16 Set a15 Nov

Ver mais eventos
Visitas
61,329,474
>