"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MEMEX, inclusão social através do património cultural

Projeto Europeu inovador junta tecnologia e património para apoiar pessoas em risco de exclusão socio-cultural: os primeiros passos da aplicação MEMEX.


Com o objetivo de promover a sua inclusão sócio-cultural de comunidades em risco de exclusão, o Projeto Europeu MEMEX, finalizou com sucesso a primeira versão da aplicação, disponível apenas aos parceiros do consórcio, para a realização de testes com comunidades em risco de exclusão em Lisboa, Paris e Barcelona.

O projeto MEMEX tem a parceria da Mapa das Ideias e da ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação num consórcio coordenado pelo Instituto Italiano de Tecnologia. Conta ainda com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flôr, a Associação Lusofonia Cultura e Cidadania e a Academia de Produtores Culturais.

A aplicação dá aos seus utilizadores a opção de partilhar histórias cativantes e significativas, complementando as oficinas de storytelling com comunidades em Lisboa, Barcelona e Paris realizadas respetivamente pela Mapa das Ideias, Interarts e Associação Michael Culture. A aplicação permite escrever e partilhar interesses, memórias, pensamentos ou sentimentos de forma narrativa ou poética, enriquecida com conteúdos multimédia como fotografias, vozes gravadas ou mesmo vídeo. As histórias são geolocalizadas e associadas a um objeto ou sítio patrimonial.

O design e requisitos da aplicação foram identificadas por um estudo conduzido em Lisboa pelo Instituto de Tecnologias Interativas – LARSyS em parceria com a Mapa das Ideias e o Instituto Marquês de Valle Flôr, convidando a participação de jovens migrantes. Neste estudo foi recolhido um conjunto de histórias individuais e co-criadas, que conduziu a uma lista de requisitos e especificações que se traduziram na primeira versão da aplicação.

Esta versão foi testada nos 3 pilotos do projeto, após estes terem participado em atividades de storytelling digital entre outubro de 2020 e maio de 2021: migrantes da lusofonia em Lisboa; mulheres migrantes em Barcelona; e habitantes de um bairro prioritário de Paris. Até à data, 34 participantes com idades compreendidas entre os 30 e os 80 anos foram envolvidos no projeto, criando 31 histórias para esta primeira versão da aplicação.

Os participantes mostraram um empenho e interesse na exploração da aplicação, usando as ferramentas para criar e partilhar as histórias previamente criadas. Uma mulher espanhola de 40 anos elogiou a utilização da ferramenta: “Acho surpreendente poder escrever sobre o que sentimos: como viajante, achei muito importante ter esta aplicação para partilhar os nossos escritos, os nossos sentimentos”. Em Lisboa, os participantes valorizaram a importância de ligar as suas histórias a diferentes patrimónios culturais, salientando que “Uma estátua que transmite felicidade ou alegria pode transmitir o oposto a outra pessoa. É interessante saber o que outras pessoas veem no mesmo elemento patrimonial”.

O projeto MEMEX terá a duração de 3 anos (2019-2022) e é financiado pelo programa Horizonte 2020. Uma segunda versão da aplicação MEMEX – planeada em Julho de 2021 – irá incorporar melhorias sugeridas no processo de teste, e funcionalidades de visualização de histórias com Realidade Aumentada (Instituto Italiano de Tecnologia, EY) e integração de um Knowledge Graph (Universidade de Veneza Ca´Foscari) que irá interagir com os utilizadores na criação de histórias mais apelativas e vívidas.

O Projeto MEMEX é coordenado pelo Instituto Italiano de Tecnologia (Itália).

O consórcio é composto por: Universidade de Veneza Ca´Foscari (Itália), EY (Itália), ECCOM (Itália), CNRS – Centro Nacional de Investigação Científica (França), Instituto das Tecnologias Interativas – LARSyS (Portugal), Associação Michael Culture (Bélgica), Dédale (França), Interarts (Espanha), Noho (Irlanda) e Mapa das Ideias (Portugal).

Ligações úteis:
Playlist YouTube sobre os pilotos MEMEX
Website

Este projeto recebeu financiamento do programa H2020 de investigação e inovação da União Europeia, com o Acordo de Subvenção No 870743. As ideias e opiniões expressas neste documento são da responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente as visões da Comissão Europeia.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,814,567