"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Lobo Antunes terá biblioteca em seu nome e livro quase a sair

A biblioteca ficará em Benfica, na freguesia lisboeta onde nasceu o escritor, e conta já com um vasto espólio doado pelo próprio Lobo Antunes.

Foto: Mário Cruz/Lusa


O escritor António Lobo Antunes vai doar o seu espólio literário à nova biblioteca em Benfica, Lisboa, que terá o nome do autor. A doação surge depois de um acordo assinado entre Lobo Antunes e a Câmara Municipal de Lisboa.

Em comunicado, o Grupo Leya, da qual faz parte a editora Dom Quixote, que publica os livros de Lobo Antunes, revela que o espólio é constituído por "diplomas de prémios e condecorações", "alguns manuscritos originais e naturalmente por livros, cerca de 20 mil volumes, os da sua biblioteca pessoal, muitos deles anotados ou marcados pelo próprio ou com dedicatórias dos respetivos autores."

Sobre os livros escritos pelo próprio Lobo Antunes, fazem parte do espólio "as primeiras edições dos livros de sua autoria, editados em Portugal e um pouco por esse mundo fora".

Adianta o comunicado que a Biblioteca António Lobo Antunes ficará "no edifício da antiga Fábrica Simões, em Benfica, neste momento em processo de reabilitação".

Numa nota no site da Câmara Municipal de Lisboa, citando o protocolo assinado, é referido que a biblioteca “constituirá não só um espaço de investigação e divulgação junto dos docentes dos vários níveis de ensino, mas também uma oportunidade de investigadores se sediarem na freguesia e contribuírem para o seu desenvolvimento cultural, económico e social”.

Está previsto que a biblioteca fique concluída em 2022.

O autor, nascido na freguesia de Benfica há 78 anos, está também quase a editar um novo livro de crónicas, editado pela Dom Quixote.

O livro terá mais de 600 páginas e será prefaciado pelo Presidente da República. "O leitor será confrontado com uma selecção de algumas das crónicas publicadas anteriormente noutros volumes", acrescenta o comunicado.



por Hélio Carvalho in Renascença | 30 de junho de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,217,044