"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Hotel Royal” estreia em Locarno

“Hotel Royal”, a mais recente curta-metragem de Salomé Lamas, foi selecionada para a Competição Corti d’Autore da 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Locarno, que decorrerá, presencialmente, entre 4 e 14 de agosto.


A obra, que tem em Locarno a sua estreia mundial, apresenta como protagonista a Camareira temporária de um grande hotel à beira mar, que incapaz de se relacionar, vive através de uma rígida metodologia de análise sobre o exterior e um quotidiano ritualizado, até que o incontrolável vem perturbar esta dinâmica. “Hotel Royal” é um fragmento e incompleto mosaico das sociedades contemporâneas. Poderia ser apelidado de um filme sobre os horrores da alma, sobre voyeurs ou simplesmente sobre inadaptados.


O filme, com fotografia de Rui Xavier, conta com a participação dos atores Ana Moreira, Carloto Cotta e Tomás Antunes, produção de O Som e a Fúria e Curtas Metragens C.R.L., e é promovido e distribuído pela Agência - Portuguese Short Film Agency.

Salomé Lamas estreia-se, assim, em Locarno, um festival que, ao longo de seus 73 anos de história, tem vindo a ocupar uma posição única no panorama dos principais festivais internacionais de cinema.

Corti d’Autore é o novo programa competitivo do festival, dedicado inteiramente a curtas e médias metragens de cineastas consagrados, que estrearam previamente longas metragens.

“Hotel Royal” será exibido na sexta-feira, 6 de agosto, e contará com uma apresentação no início da sessão e Q&A’s no final. O filme terá duas repetições nos dias 7 e 8 de agosto.

Esta edição marca o regresso do festival ao formato presencial, uma vez que em 2020, a organização optou por realizar sessões online.

Citações
Salomé Lamas (realizadora):
"O Hotel Royal apresenta-se como um conjunto de regras simples de restrições formais e estruturais para nos mostrar um mosaico fragmentado e incompleto das sociedades contemporâneas. Como um peepshow Hotel Royal explora os horrores da alma ou simplesmente a observação distante dos desajustados."

Biografia
Salomé Lamas (Lisboa) estudou cinema em Lisboa e Praga, Artes Visuais em Amsterdão e é doutoranda em Arte Contemporânea em Coimbra. O seu trabalho tem sido exibido tanto em contextos artísticos como em festivais de cinema tais como Berlinale, BAFICI, Museo Arte Reina Sofia, FIAC, MNAC – Museu do Chiado, DocLisboa, Cinema du Réel, Visions du Réel, MoMA – Museum of Modern Art, Museo Guggenheim Bilbao, Harvard Film Archive, Museum of Moving Images NY, Jewish Museum NY, Fid Marseille, Arsenal Institut fur film und videokunst, Viennale, Culturgest, CCB - Centro Cultural de Belém, Hong Kong FF, Museu Serralves, Tate Modern, CPH: DOX, Centre d’Art Contemporain de Genève, Bozar , Tabakalera, ICA London, TBA 21 Foundation, Mostra de São Paulo, CAC Vilnius, MALBA, FAEMA, SESC São Paulo, MAAT, La Biennale di Venezia Architettura, entre outros. Lamas recebeu diversas bolsas, tais como a Gardner Film Study Center Fellowship – Harvard University, Rockefeller Foundation – Bellagio Center, Fondación Botín, Fundação Calouste Gulbenkian, Sundance, Bogliasco Foundation, Brown Foundation – Dora Maar House, MacDowell Colony, Yaddo, Berliner Künstlerprogramm des DAAD. Colabora com a Universidade Catolica do Porto e a Elias Querejeta Zine Eskola. Colabora com a produtora O Som e a Fúria e é representada pela Kubikgallery.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,897,949