"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Já são conhecidos os nomeados para o Prémio Doc Alliance 2021

A Doc Alliance anuncia os filmes nomeados para o Prémio homónimo atribuído à melhor longa-metragem documental.


Os representantes de sete festivais europeus de documentários que integram a rede Doc Alliance (da qual o Doclisboa faz parte desde 2013) apresentam as suas escolhas para a Melhor Longa-Metragem. Também este ano, e pela primeira vez, é anunciada ainda uma selecção de sete filmes para a mais recente categoria de Melhor Curta-Metragem.

Para a 14ª edição do Prémio Doc Alliance, o Doclisboa nomeia os filmes Native Rock, do realizador espanhol Macià Florit Campins (Melhor Longa-Metragem) e Terraformar, do português Ricardo Moreira (Melhor Curta-Metragem). Os dois filmes farão parte de uma selecção dos nomeados que estará disponível na plataforma online DAFilms da Doc Alliance, entre 5 e 18 de Julho.

Cerimónia de entrega dos Prémios
O júri composto por 7 jornalistas e críticos de cinema indicados pelos festivais - Ola Salwa (jornalista freelancer), Kristoffer Hegnsvad (Politiken), Carolin Weidner (taz - die Tageszeitung; Spiegel online), Vasco Câmara (Ípsilon/ Público), Sandra Onana (Libération), Pavel Sladký (?eský rozhlas) e Simone Späni (jornalista freelancer) - irá deliberar sobre os vencedores de ambas as categorias, que serão conhecidos no dia 13 de Julho, numa cerimónia que voltará a ter lugar no Festival de Cannes, no contexto do programa da indústria Doc Days no Marché du Film.

Sobre a Doc Alliance
A Doc Alliance é uma rede de colaboração entre 7 festivais de cinema europeus: CPH:DOX (Denmark), Doclisboa (Portugal), DOK Leipzig (Germany), FIDMarseille (France), Ji.hlava IDFF (Czech Republic), Millennium Docs Against Gravity (Poland) and Visions du Réel (Switzerland), que apoia e promove a produção e circulação de cinema documental europeu através de projectos como o Prémio Doc Alliance, atribuído a autores emergentes, e o portal de distribuição VoD 
dafilms.com.

Desde a entrada do Doclisboa neste projecto, foram já vencedores quatro filmes seleccionados pelo festival: Cativeiro, de André Gil Mata (2013), A Campanha do Creoula, de André Valentim Almeida (2014), Odyssey, de Sabine Groenewegen (2019) e Fantasmas: Caminho Longo para Casa, de Tiago Siopa (2020).

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,135,793