"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Crianças confiantes, crianças capazes" da psicóloga Inês Afonso Marques

Editado pela Manuscrito (Grupo Editorial Presença), este é um oportuno alerta de como a superproteção dos pais está a limitar o desenvolvimento dos filhos.


A função dos pais é proteger os filhos, mas o que acontece quando essa proteção se torna excessiva?
Quando os pais decidem tudo pelos filhos e os protegem de experienciar falhas e erros, estão a colocá-los numa posição de vulnerabilidade. 
No futuro, estas crianças terão dificuldade em tomar decisões, em lidar com os desafios da vida, em gerir o tempo, o dinheiro, as emoções, as ações e as relações.

Inês Afonso Marques é psicóloga clínica e psicoterapeuta infantojuvenil, especializada em psicoterapia cognitivo - comportamental com crianças e adolescentes e em neuropsicologia pediátrica. Com dezasseis anos de experiência maioritariamente em contexto de clínica privada, acompanha todos os dias crianças, adolescentes, jovens adultos e pais.
É membro da direção da Oficina de Psicologia, sendo responsável pela gestão da área infantojuvenil.
Além do trabalho clínico que desenvolve, é supervisora clínica e formadora de pais, professores, educadores e psicólogos. É oradora em diversos encontros, palestras e congressos nas áreas da educação, da saúde e da psicologia e, também, convidada a colaborar frequentemente com os media sobre parentalidade e bem –estar psicológico da população infantojuvenil.
Publicou vários livros: Sonhar com o Arco-Íris (2020), A Brincar Também se Educa (2019), Crescemos Juntos (2018) e, em coautoria com Rita Castanheira Alves, É Tão Bom Fazer Amigos (2014). Adultos.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
66,777,900