"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A VOZ HUMANA"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia da nova curta-metragem de Pedro Almodóvar o primeiro projeto em inglês do realizador espanhol, seguida por uma sessão exclusiva gravada com Almodóvar, Tilda Swinton e apresentado por Mark Kermode. 

Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!
 



:: ANTESTREIAS ::

LISBOA - 12 de julho (segunda-feira) às 20h30 nos Cinemas UCI, El Corte Inglés
PORTO - 14 de julho (quarta-feira) às 20h30 no Cinema Trindade

 

A VOZ HUMANA
(THE HUMAN VOICE) 

A nova curta-metragem de Pedro Almodóvar
O primeiro projeto em inglês do realizador espanhol, livremente adaptada à peça de teatro de Jean Cocteau. Seguida por uma sessão exclusiva de Q&A gravada com Almodóvar, Tilda Swinton e apresentado por Mark Kermode. Duração: 1h18m

 

SINOPSE

Uma mulher vê o tempo passar ao lado das malas do seu ex-amante (que deveria ir buscá-las, mas nunca chega) e um cão inquieto que não entende que o seu dono o abandonou. Dois seres vivos enfrentam agora o abandono. Durante os três dias de espera, a mulher só sai à rua uma vez, para comprar um machado e uma lata de gasolina.

A mulher passa por todos os tipos de humores, do desamparo ao desespero e perda de controle. Ela veste-se todos os dias como se fosse a uma festa, e pensa em atirar-se da janela, até que o seu ex-amante lhe liga, mas ela está num estado de inconsciência devido à quantidade de comprimidos que tomou e não pode atender a chamada . O cão lambe-lhe o rosto até ela acordar. Depois de um banho frio, revigorado por um café tão negro quanto o seu estado de espírito, o telefone toca novamente e desta vez, ela atende.

 A voz humana é dela, nunca ouvimos a voz do seu ex-amante. Ao início, ela finge agir normalmente e com calma, mas está sempre à beira de um ataque de nervos diante da hipocrisia e maldade do homem.

 

A Voz Humana é uma lição de moral sobre o desejo, embora a sua protagonista esteja à beira do abismo. O risco é parte essencial da aventura de viver e amar. A dor está muito presente no monólogo. É sobre a desorientação e angústia de dois seres vivos que sofrem com o seu mestre.

 

COMENTÁRIOS DO REALIZADOR

A realidade desta mulher é a dor, a solidão, a escuridão em que vive. Procurei deixar tudo isso percetível, comovente e eloquente através da (sublime) interpretação de Tilda Swinton, mostrando desde muito cedo que a sua casa é uma construção dentro de um palco sonoro de cinema. Ao exibi-lo por todos os lados, saindo da decoração realista e aproveitando todo o espaço do estúdio, aumentei, por assim dizer, o tamanho do cenário onde o monólogo é executado. Misturei o cinemático e o teatral, combinando as suas essências. Por exemplo, quando ela está no terraço, esperando e olhando para a cidade, a única coisa que vemos é uma parede (a parede do estúdio) que ainda tem marcas de outras filmagens. Não há horizonte, a paisagem urbana não existe. Ela só encontra o vazio, a severidade e a escuridão.

Apesar do fato de ser falado em inglês, de “A Voz Humana” ser a minha estreia nesse idioma e de a filmagem ter sido absolutamente idílica, não tenho a certeza se estou pronto para fazer outra filmagem em inglês. O que tenho a certeza é que posso dirigir Tilda Swinton na sua língua nativa. Acho que esta curta-metragem, habitada do início ao fim exclusivamente por ela, mostra a sua ampla gama de registos. Para a equipa, foi um presente ouvi-la falar e mover-se pelo set das filmagens. A sua inteligência e disposição voluntária tornaram o meu trabalho muito mais fácil. E, em particular, além do seu enorme talento, a sua fé cega em mim. Esse é um sentimento com que todos os realizadores sonham e o simples fato de ser concretizado é uma gratidão.
 ~ Pedro Almodóvar


 
ESTREIA NOS CINEMAS DIA 15 DE JULHO DE 2021


:: PASSATEMPO ENCERRADO ::
... e os VENCEDORES são:

LISBOA
Ângela Semedo
Bruno José Rodrigues Ferreira
Carolina Isabel Garcia Cardina
Joana Isabel Dias Afonso
José Manuel Pessanha
Maria Emília Marcelo Sintra Martins
Marta Pinto Casal
Pedro de Aires Antunes Gomes
Rodrigo Soares Teixeira
Tiago Pina
 
PORTO
Ana Catarina Borges Soares
Ana M. Correia de Castro
Isabel Guimarães
Nuno Filipe Vasconcelos Captivo Gonçalves
Rafael Rodrigues da Silva Félix

Parabéns aos felizes contemplados e votos de Bom Filme!
O nosso agradecimento a todos os participantes.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,877,772