"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Machado de Assis: "Dom Casmurro" tem nova edição

Ciúme e mistério num dos clássicos de língua portuguesa mais traduzidos em todo o mundo.


Perpétua, a dúvida da traição de Capitu assume-se como o grande mistério de Dom Casmurro. Clássico sacramental de Machado de Assis, escritor maior da literatura brasileira e da língua portuguesa, este romance revela as memórias do velho, e só, Bento Santiago, conhecido por Dom Casmurro, que vive atormentado com uma incerteza: saber se o seu grande amigo Escobar é o pai biológico de Ezequiel. As opiniões dos leitores têm vindo a dividir-se desde a primeira edição da obra, em 1899. Agora, esse infindável debate é relançado com a nova edição de Dom Casmurro, publicada pela Guerra e Paz. Vestido a amarelo torrado dos trópicos, este é um livro da colecção Clássicos Guerra e Paz, disponível a partir do próximo dia 6 de Julho na rede livreira nacional e no site da editora.

Uma promessa da mãe, D. Glória, traça-lhe o destino como padre, mas Bento Santiago (Bentinho) apaixona-se em tenra idade por Capitu e abandona o seminário. Estuda Direito e casa-se com o seu grande amor, mas o ciúme e a desconfiança adensam-se. Suspeita que não é o pai biológico do filho do casal, Ezequiel, mas, sim, o seu grande amigo Escobar.

A dúvida dessa perfídia é o maior medo de Bento e o grande mistério de Dom Casmurro, debatido ao longo do último século pelos seus leitores. Se nas primeiras décadas o adultério parecia certo, recentemente muitos duvidam da infidelidade de Capitu. «Era impossível em história de um adultério levar mais longe a arte de apenas insinuar, advertir o fato sem jamais indicá-lo», escreveu José Veríssimo, um dos principais críticos literários da época, na História da Literatura Brasileira. Será?

Clássico maior da literatura de língua portuguesa e um dos mais traduzidos em todo o mundo, Dom Casmurro tem deliciado leitores da Itália à República Checa, da Suécia à Rússia. O seu autor, Machado de Assis, é considerado, por muitos, o maior escritor da literatura brasileira. «Se há na literatura brasileira e, mesmo, na de língua portuguesa, um autor sensível, como poucos, ao sentido do trágico, é o autor de Dom Casmurro.» Afirmou-o o filósofo português Eduardo Lourenço, ao qual a nova edição da Guerra e Paz dá voz na contracapa.

Revisitado, Dom Casmurro chega agora numa edição que, além da obra integral, reúne uma cronologia histórica, uma lista de personagens e uma biobibliografia. O livro está disponível na rede livreira nacional  e poderá ainda ser adquirido no site oficial da editora.  

Dom Casmurro
Machado de Assis
Ficção / Literatura Estrangeira
248 páginas · 15x23 · 14 €

Agenda
Festivais

Futuros da Liberdade 2024

Mala, Oficina das Artes da Ajuda, Jardim das Damas, Pavilhão Multiusos da Ajuda, Mercado da Ajuda 18 Abr a 21 Abr 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,867,599