"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

UA lança Concurso para promover criação conjunta no Jazz

Peça do ciclo de eventos Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro, o Concurso Internacional de Jazz da UA surge para promover a criação no seio dos ensembles emergentes e estreitar a relação com eventos congéneres. O Concurso destina-se a ensembles de Jazz ainda sem trabalhos discográficos publicados.


As candidaturas estão abertas até 10 de agosto.

O Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (CIJ_UA) está integrado no Campus Jazz e é organizado pela Universidade, através do Centro de Estudos de Jazz (CEJ). Trata-se do primeiro concurso de jazz destinado a ensembles e surge num momento de profunda crise para as artes performativas e para a música em particular, provocada pelo necessário distanciamento físico a que a situação pandémica do planeta nos obrigou. O CIJ_UA procura assim cumprir dois desideratos: o incentivo à criação de novas composições no domínio do jazz e a criação de uma nova janela de oportunidade para voltar a criar junto, a tocar junto e a escutar em conjunto.

Aberto a ensembles de jazz que não tenham trabalho discográfico editado, constituídos por músicos portugueses e/ou músicos estrangeiros, independentemente da idade e da experiência musical, o Concurso é constituído por duas fases: prova de pré-seleção, através de envio de gravações áudio, e apresentação final, num palco da UA.

Três prémios: ensemble, composição e arranjo

O júri, constituído por um docente representante da UA (presidente), dois docentes de instituições de ensino superior em que o jazz tenha expressão curricular, e dois músicos de reconhecido mérito na área, decide sobre a atribuição de três prémios: melhor ensemble, melhor composição original e melhor arranjo original. Os prémios são no valor de 1500 euros e de 500 euros, respetivamente.

Criado em 2006, o CEJ resultou do acolhimento do acervo do divulgador e autor de programas de rádio e televisão dedicados ao Jazz, José Duarte. Trata-se do único centro de estudos em Portugal dedicado a este tema, que tem gerado uma forte dinâmica, quer no quadro da investigação, quer no ensino do Jazz a partir dos cursos de Mestrado e Doutoramento em Música lecionados no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) desta Universidade. Neste enquadramento, e no sentido de reforçar a importância que o Jazz tem vindo a adquirir na UA e, também, na cidade, na região e no país, a Universidade promove o Campus Jazz, evento anual, ao qual está associado o Concurso Internacional de Jazz.

Os vencedores do CIJ-UA, após a pré-seleção a 16 de agosto e a apresentação final a 9 e 10 de setembro, são anunciados no dia do encerramento do Campus Jazz, 11 de setembro.

>> Mais informações sobre o Concurso Internacional de Jazz da UA

>> Mais informações sobre o Campus Jazz - Festival de Jazz da Universidade de Aveiro

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,907,123