"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Carlos do Carmo homenageado com concerto em dezembro

"Fado é Amor" irá juntar António Serrano, Agir, Camané, Carminho, Dino d'Santiago, Jorge Palma, Mariza, Marco Rodrigues, Pedro Abrunhosa, Ricardo Ribeiro e Sara Tavares no Altice Arena.

Foto: Tiago Petinga/Lusa


Artistas portugueses de várias gerações e estilos musicais vão homenagear o fadista Carlos do Carmo com um concerto na Altice Arena, em Lisboa, a 21 de dezembro, dia em que completaria 82 anos de vida.

De acordo com a editora Universal Music Portugal, o "grande concerto de homenagem" a Carlos do Carmo, que morreu em 1 de janeiro deste ano, "Fado é Amor" irá juntar António Serrano, Agir, Camané, Carminho, Dino d'Santiago, Jorge Palma, Mariza, Marco Rodrigues, Pedro Abrunhosa, Ricardo Ribeiro e Sara Tavares, "num espetáculo único e inesquecível".

"A ideia foi a de juntar, naquele que seria o dia do seu aniversário, alguns dos maiores nomes da Música Portuguesa, artistas de diferentes gerações e de diversos estilos musicais, com quem o fadista se cruzou durante a sua longa e histórica carreira, e prestar-lhe a melhor homenagem que lhe poderia ser feita", lê-se no comunicado.

Nascido em Lisboa, em 21 de dezembro de 1939, Carlos do Carmo era filho da fadista Lucília do Carmo e do livreiro Alfredo Almeida, proprietários da casa de fados O Faia, onde começou a cantar, até iniciar a carreira artística em 1964.

Vencedor do Grammy Latino de Carreira, que recebeu em 2014, entre outros galardões, o seu percurso passou pelos principais palcos mundiais, do Olympia, em Paris, à Ópera de Frankfurt, na Alemanha, do 'Canecão', no Rio de Janeiro, ao Royal Albert Hall, em Londres.

Com a canção "Flor de Verde Pinho", sobre o poema homónimo de Manuel Alegre, representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em 1976.

"No Teu Poema", "Um Homem na Cidade", "Os Putos", "Canoas do Tejo", "Lisboa, Menina e Moça", "Bairro Alto", "Por Morrer uma Andorinha", "Fado do Campo Grande" e "Fado da Saudade", interpretado no filme "Fados", que lhe valeu um Prémio Goya, em Espanha, foram alguns dos seus êxitos, registados em dezenas de discos.

O último álbum do fadista "E Ainda..." foi editado no passado dia 16 de abril e, embora se trate de uma edição póstuma, "foi todo ele concebido e criado em vida".


por Lusa in Renascença | 6 de julho de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,197,874