"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Lara Mesquita é vencedora do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina

Lara Mesquita foi a vencedora da 1ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, com a obra SEMPRE QUE ACORDO.


Este prémio integra o programa do Esta noite grita-se, um festim de leituras interpretadas por atores profissionais, cuja 5ª edição, que está de momento a decorrer, é exclusivamente dedicada à criação dramatúrgica no feminino.

Cláudia Lucas Chéu, Miguel Castro Caldas e Rui Pina Coelho constituíram o júri desta 1ª edição, cujo objetivo é premiar um texto inédito de teatro. Num universo de 119 candidaturas, o júri elegeu Sempre que acordo, uma obra onde duas mulheres negras inventariam o trauma do racismo português, numa partilha íntima de biografias, com recurso a provocações intelectuais direcionadas ao leitor.

O prémio, no valor pecuniário de 500€, é acompanhado pela edição em livro numa parceria com a editora Douda Correria e pela leitura pública que encerra a programação do Festim, nos dias 16, 17 e 18 de julho, pelas atrizes Rita Cruz e Zia Soares, na Biblioteca do Palácio Galveias, Fábrica do Braço de Prata e Biblioteca de Marvila, respetivamente.

Na direção artística do Esta noite grita-se temos tido dificuldades em fazer um equilíbrio do género autoral porque as opções de escolha são muito reduzidas no que toca a dramaturgas. Somente através do estímulo à criação será possível mudar esta realidade e garantir que mais mulheres artistas arriscam e publicam os seus trabalhos. De acordo com o International Centre for Women Playwrights, ONG que se dedica ao estímulo do trabalho das mulheres dramaturgas, 70% das peças produzidas anualmente no mundo são de autoria masculina. Na edição de obras o número ainda desce mais - em Portugal estimamos que menos de 15% dos textos editados são de mulheres. Este panorama em nada favorece a diversidade e a riqueza da produção artística, impedindo a inovação trazida pelo olhar feminino de criadoras que, sem um estímulo adequado, continuam a estar arredadas dos circuitos necessários para a divulgação das suas obras., afirmam Miguel Maia e Filipe Abreu responsáveis pelo projeto.

O Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina dirige-se a pessoas que se identificam com o género feminino, sejam cisgénero ou transgénero, com ou sem obra prévia editada.

A programação do Esta noite grita-se pode ser consultada na íntegra no site oficial desta iniciativa da companhia Cepa Torta, fundada em 1999 e com direção artística de Miguel Maia.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,209,881