"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um perfil intemporal da América

Porto Editora publica O Dia da Independência. Neste segundo livro da «Trilogia Bascombe», Richard Ford cristaliza as aspirações e os fracassos do modo de vida americano.


Escrito dez anos depois de O Jornalista Desportivo, O Dia da Independência segue de novo os passos e as divagações de Frank Bascombe, agora nitidamente às voltas com uma crise de meia-idade. A obra foi agraciada simultaneamente com o Prémio Pulitzer e o Pen/Faulkner, tornando-se o primeiro livro a receber os dois galardões e confirmando Richard Ford como um dos maiores autores americanos dos nossos tempos.

SOBRE O LIVRO
O Dia da Independência
Frank Bascombe vive num subúrbio de Nova Jérsia, está divorciado há sete anos e a ex-mulher voltou a casar, levando os filhos de ambos para o Connecticut. Aos 44 anos, enquanto vê vacilar todas as suas relações pessoais, abandona a carreira de jornalista desportivo e tenta a sua sorte como agente imobiliário. Porém, sempre atormentado pela mediocridade do quotidiano, não encontra grandes saídas para aquilo que considera «o Período Existencial» da sua vida. No fim de semana do 4 de Julho, dia da afirmação da identidade americana, Frank Bascombe faz-se à estrada com o filho, numa peregrinação pela América profunda, tornando-se o melhor observador da realidade americana – um homem comum vivendo experiências comuns.

Título: O Dia da Independência
Autor: Richard Ford
Tradução: Ana Maria Chaves
Páginas: 568
PVP: 19,90€

Ver primeiras páginas

CRÍTICAS DE IMPRENSA

«Uma epopeia extraordinária. […] A verdadeira História do século XX.»
The Times

«Frank Bascombe ganhou um lugar de destaque ao lado de Willy Loman e Harry Angstrom no nosso panorama literário […] com uma sageza e ironia aliadas a uma sabedoria de fim de século tão suas.»
The New York Times Book Review

«Cada diálogo é mágico, cada pensamento uma surpresa ímpar […] O Dia da Independência confirma um talento que corresponde ao melhor que a literatura americana tem para oferecer.»
The New York Review of Books

«Um autêntico Babe Ruth dos romancistas.»
Washington Post Book World

«Uma das vozes mais eloquentes da sua geração.»
Michiko Kakutani, The New York Times

SOBRE O AUTOR
Richard Ford

Autor de oito romances e quatro coletâneas de contos, Richard Ford nasceu em Jackson, Mississippi, em 1944. Reconhecido pela crítica como um dos grandes retratistas dos temas estruturantes da sociedade norte-americana, Ford detém o recorde de ter sido o único autor distinguido em simultâneo com os prémios Pulitzer e Pen/Faulkner para uma mesma obra. No catálogo da Porto Editora figuram os seus romances Canadá — agraciado com o Prix Femina Étranger e o Andrew Carnegie Medal for Excellence —, Francamente, Frank, O Jornalista Desportivo, Entre Eles, e agora com uma nova tradução, O Dia da Independência. Em junho de 2016, Richard Ford foi distinguido com o Prémio Princesa das Astúrias das Letras e, em 2019, com o Library of Congress Prize para ficção americana.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,227,875