"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Open Call :: Projeto European Ghosts

A SCL Agency, através da sua marca editorial Lusitanian Music Publishing, promove este ano um novo projeto Europeu de co-criação em parceria com a NORD University na Noruega.


O projeto EUROPEAN GHOSTS é inspirado no trabalho do coletivo de cordofones Lusitanos, Lusitanian Ghosts. A residência artística do projeto European Ghosts acontecerá em 3 datas de 13 a 22 de setembro de 2021.

As candidaturas para o projeto estão abertas até 25 de julho. Os artistas interessados deverão enviar a sua biografia, CV e carta de intensão para: residency@europeanghosts.com

Encorajamos os artistas e músicos a inscreverem-se neste projeto que prime pela igualdade de oportunidades, seguindo o movimento Keychange.

A residência, hospedagem e alimentação serão fornecidas pelo estúdio Clouds Hill, no entanto nenhuma compensação de viagem para ir e voltar de Hamurgo, pelo que os artistas devem procurar apoio nacional ou outro meio para cobrir os custos de viagens. A seleção decorrerá desde o lançamento da Open Call até a data de encerramento, às 18h do dia 25 de julho, com resultados divulgados até 30 de julho.

A carta interesse do candidato deve indicar:

• A tradição popular do artista e pontos de referência cultural
• A sua abordagem musical e/ou estilo inovador
• Áreas de interesse particular (musical, geográfico etc.)
• Escolha de datas preferenciais:
- (A) 13 a 15 de setembro
- (B) 16 a 18 de setembro
- (C) 19 a 21 de setembro

Aguardamos a vossa inscrição! As respostas serão dadas até 30 de julho e os grupos de trabalho podem iniciar colaborações remotas a 1 de agosto na preparação das residências em Clouds Hill.

Sobre o projeto:
O projeto European Ghosts assenta na memória musical das mais anciãs tradições musicais da Europa, visa fomentar a criação de novas obras musicais com cruzamentos estéticos inovadores levando a nova música Europeia, da Europa para o mundo. Os resultados desta ação preparatória Music Moves Europe irão ainda informar a implementação do novo programa Europa Criativa no contexto da sua ação sectorial para a música.

O projeto está dividido em 3 fases. Na primeira fase, a NORD University, em parceria com a Lusitanian e com uma equipa de curadoria artística, levará a cabo um mapeamento etnomusicológico de tradições e instrumentos Folk em vários territórios Europeus. Tal como em Portugal temos um panorama interessante no contexto dos cordofones regionais populares (violas Amarantina, Beiroa, Braguesa, Campaniça, e outras), serão examinadas as tradições vocais do Norte da Europa do povo Sami, as tradições da Europa de leste do povo Lemko, e ainda as tradições mediterrâneas a partir das Ilhas Baleares. Os artistas Hans Stop (Trees Up North; Noruega), Joana Negrão (Seiva, A Cantadeira; Portugal), Misia Furtak (Polónia) e Neil Leyton (Lusitanian Ghosts, Portugal) compõem a equipa de curadoria artística do projeto.

Na segunda fase, será lançando um Open Call para que os artistas interessados possam participar num songwriting camp, a realizar em Setembro no estúdio Clouds Hill, em Hamburgo, que terá estas tradições Folk como ponto de partida para a co-criação de novas obras musicais. Serão 3 grupos de trabalho de 7 artistas cada, que durante 3 dias estarão presentes em estúdio, a gravar no Clouds Hill.

Na terceira fase do projeto, a equipa da NORD University e SCL-Lusitanian irão promover as novas obras criadas ao universo das utilizações internacionais através das sincronizações audio-visuais, dando a conhecer a music supervisors, sync agents e outros profissionais internacionais da música estas novas criações de sonoridade Europeia. Este projeto-piloto visa validar esta abordagem de cruzamento internacional de estéticas e tradições com raízes na memória local destas várias regiões da Europa, criando novas sonoridades e obras verdadeiramente únicas no novo panorama musical Europeu. 

Contactos:
https://europeanghosts.com
admin@europeanghosts.com

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,207,281