"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Refugiados desafiam a Europa a olhá-los nos olhos

A nova edição do projeto Inside Out, do reconhecido artista JR em Portugal, quer mostrar como os refugiados têm vindo a ser tratados na Grécia.

Sinatou Saka, Porto Novo, Benin


Europe Look Me In The Eyes
é a primeira ação coletiva do projeto Inside Out, que acontece em várias cidades europeias. A proposta parte de ativistas na ilha grega de Lesbos que procuram uma mudança nas políticas europeias sobre migração e aumentar a conscientização dos cidadãos através da arte. 

No sábado, dia 17 de julho de 2021,155 retratos de refugiados que vivem no novo campo Kara Tepe em Lesvos (que é considerado o segundo campo Moria) serão exibidos em mais de 17 cidades europeias (Edimburgo, Paris, Nantes, Berlim, Frankfurt, Barcelona, Porto, Coimbra, Lisboa, Oslo, Bergen, Moster, Malmo, Bruxelas, Namur, Mitilini).

Em Portugal, na Avenida dos Aliados (Porto), Praça da Canção (Coimbra) e na Praça Dom Pedro IV, Rossio (Lisboa), a ação tem início às 10h e termina ao final do dia. As equipas voluntárias convidam a todas as pessoas que quiserem a aparecer e olhar estes retratos nos olhos.

>> Visite o site

Europe Look Me In The Eyes começou em Lesbos, mas rapidamente o apelo chegou a todo o continente. O projeto destaca a necessidade de proteger os direitos humanos básicos, como dignidade, justiça, igualdade e respeito pela vida humana. Qualquer violação destes direitos não é apenas imoral, mas ilegal. Pessoas em situação de refugiadas mantidas em campos em todo o mundo são particularmente vulneráveis a tais violações.

O objetivo é que esta ação exerça pressão sobre os governos europeus para que se tomem medidas concretas, decisões e implementem políticas que beneficiem efetivamente os refugiados, por exemplo fechando os campos de refugiados. O que se sugere é que sejam criados centros de registo, onde as pessoas deslocadas possam pedir asilo e receber uma oferta de alojamento com as mínimas condições de sobrevivência.  Estas tomadas de decisão sobre pedidos de asilo devem ser tomadas com base nas obrigações legais estabelecidas pela Convenção de Genebra de 1951. A organização apela a que os líderes gregos e europeus respeitem a lei, de forma a salvaguardar os valores democráticos consagrados nas convenções internacionais e nas legislações nacionais. A lei e a humanidade devem prevalecer.

"Procurar proteção e asilo na Europa é ainda mais difícil porque os países delegam o controlo das suas fronteiras a outros países, como a Turquia, a Líbia e Marrocos. A Europa e o resto do mundo não podem continuar a fechar os olhos a esta crise humanitária, nem tentar escapar às responsabilidades, atribuindo contribuições de caridade a estes países”, afirma Villy Tentoma, coordenadora da ações europeia.

Europe Look Me In The Eyes é um apelo coletivo à conscientização desta situação por toda a Europa. Mostra mulheres, homens e crianças deslocados que concordaram em partilhar os seus rostos, erguer as suas vozes e servir de exemplo acerca da dura realidade que enfrentam presos nas fronteiras europeias e além. Por trás destes rostos estão histórias humanas; histórias de resistências implacáveis e ilegais, de opressão continuada e perigo; histórias verdadeiras de doenças, violações, abusos e tráfico de pessoas em campos de refugiados superlotados; condições sanitárias desumanas, morte por congelamento ou calor e risco de deportação para países devastados pela guerra. Portugal, consegues olhá-los nos olhos?






Biografias

Inside Out é um projeto de arte participativa em grande escala que transforma mensagens de identidade pessoal em peças artísticas. Todos são desafiados a usar retratos fotográficos a preto e branco para descobrir, revelar e compartilhar histórias e imagens não contadas de pessoas de todo o mundo. Os posters podem ser colocados em qualquer lugar, podendo ser uma imagem solitária numa janela de escritório, a uma parede de um prédio abandonado ou em um estádio cheio. Essas exposições serão documentadas, arquivadas e disponibilizadas online em insideoutproject.net . O projeto INSIDE OUT é uma criação do artista JR.
Depois de receber o TED Prize em 2011, o artista francês JR lançou o Projeto Inside Out. Usando a sua prática artística de JR como inspiração, esta plataforma participativa ajuda indivíduos e comunidades a fazerem uma declaração, exibindo retratos em preto e branco em grande escala em espaços públicos. Através destas “Ações”, comunidades em todo o mundo geraram colaborações e conversas. 
Na última década, mais de 400.000 pessoas em 138 países participaram do Projeto Inside Out. O projeto atingiu todos os continentes, com mais de 2.000 ações realizadas. As ações acontecem em torno de uma série de tópicos: diversidade, comunidade, feminismo, racismo, mudança climática, educação, direitos da criança e arte.
>> Mais sobre o projecto Inside Out

JR  tem a maior galeria de arte do mundo. Graças à sua técnica de colagem fotográfica, expõe gratuitamente as suas obras nas paredes do mundo inteiro.
Trabalhando nas interseções de fotografia, engajamento social e arte contemporânea, JR colabora com as comunidades tirando retratos individuais de pessoas do dia-a-dia, imprimindo-os em grande escala e colando-os em espaços públicos.
>> Mais sobre JR

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,923,285