"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Atlas Histórico do Médio Oriente

Da Suméria ao Daesh, qual é a história daquilo a que chamamos Médio Oriente?
 
 


Se queremos compreender a mais escaldante região geográfica de conflitos do mundo contemporâneo, talvez seja melhor recuarmos no tempo e ler este Atlas Histórico do Médio Oriente. Conta-nos tudo sobre um dos berços da nossa civilização, o Médio Oriente, palco de criações humanas que viriam a universalizar?se, da agricultura à escrita, passando pelo monoteísmo. Conheça a história desta região de grandes impérios, cidades-estado, disputas religiosas e territoriais no Atlas Histórico do Médio Oriente. Um livro brilhante que resulta do rigoroso trabalho do historiador francês Florian Louis em colaboração com o cartógrafo e geógrafo Fabrice Le Goff e que reúne mais de cem mapas e documentos que sublinham as realidades plurais deste centro nevrálgico da geoestratégia mundial desde 12 000 a. C. até à actualidade. 

Da Suméria ao Daesh, da invenção da sedentariedade, da agricultura e da cidade à Primavera Árabe, do Egipto faraónico à questão palestina. Qual é a história daquilo a que hoje chamamos Médio Oriente? Porque foi tão influente este território no desenvolvimento civilizacional? Porque é esta uma região em fogo?

Questões às quais Florian Louis, especialista francês no Médio Oriente que é doutorado em História, pretende responder, de uma forma despretensiosa, no Atlas Histórico do Médio Oriente. Nesta obra de divulgação histórica que nos conta mais de 14 000 anos de História, o autor começa por explicar que mais do que «berço» da civilização, o Médio Oriente foi «leito conjugal» da civilização, tendo em conta que se assumiu como um ponto de confluência de povos, culturas e influências que permitiram revolucionar a Humanidade.

Esse destino singular deve-se sobretudo à posição de charneira daquele lugar em relação aos continentes africano, asiático e europeu e aos mares mediterrâneo e vermelho. «O Médio Oriente não é um facto natural, mas sim cultural. Não é um dado anterior à história da qual foi palco, mas o resultado desta. É preciso, então, que nos interroguemos sobre a sua génese e, a partir dela, sobre a própria pertinência deste topónimo.»

É essa génese que é explorada neste atlas que conta com várias dezenas de mapas legendados, com a assinatura do conceituado cartógrafo e geógrafo Fabrice Le Goff, e nos quais é possível acompanhar as transformações territoriais. O livro está dividido em cinco principais períodos: desde logo, a era das revoluções antropológicas do Oriente na antiguidade, com uma importância universal por nos ter deixado, por exemplo, a domesticação de animais e plantas, a comunicação escrita, ou o monoteísmo; seguida pela era de impérios e conquistadores, com os grandes Impérios do Egipto, da Pérsia e de Alexandre; daí, passamos à arabização e islamização, com o nascimento e expansão do Islão e dos impérios muçulmanos medievais; seguindo-se os diversos conflitos e cruzadas; e terminando com as histórias do Médio Oriente contemporâneo.

Um guia de História e Geografia que leva o leitor do Egipto faraónico, ao auge e declínio do Império Otomano, passando pelos choques com as potências ocidentais, sem esquecer o Médio Oriente contemporâneo com as suas, tão actuais, problemáticas: a questão de Israel, a questão palestiniana, a questão curda, a impossível união árabe, a relação com os Estados Unidos da América e a Primavera Árabe.

Um trabalho rigoroso e didáctico que nos apresenta mais de 14 000 anos de História de um território nevrálgico da geoestratégia mundial desde 12 000 a. C. até à actualidade, o Atlas Histórico do Médio Oriente chega às livrarias de todo o país no próximo dia 6 de Julho. O livro poderá ainda ser encomendado através do site oficial da editora. Este é o terceiro livro de uma colecção que a Guerra e Paz iniciou com a publicação do Atlas Histórico de África e do Atlas do Império Romano. Para breve, a Guerra e Paz prevê a edição do Atlas Histórico dos Estados Unidos da América.

 

Atlas Histórico do Médio Oriente
Autor: Florian Louis
Cartografia: Fabrice Le Goff
Não-Ficção / Atlas
168 páginas · 17x24,5 · 19,00 €
Nas livrarias a 6 de Julho
Guerra e Paz Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,935,726