"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Convocatória aberta para realizadoras, produtoras e guionistas

Academia Portuguesa de Cinema e Netflix estabelecem parceria para promover o trabalho de mulheres cineastas

 

A Academia Portuguesa de Cinema e a Netflix anunciam iniciativa que pretende dar visibilidade ao trabalho de mulheres cineastas e contribuir para colmatar as disparidades de género no setor do cinema e audiovisual em Portugal.

Entre 15 de julho e 15 de agosto será aberta uma convocatória para realizadoras, produtoras e guionistas que tenham estado diretamente envolvidas em longas-metragens portuguesas de ficção e/ou documentário, finalizadas entre 2019 e 2020. Com esta iniciativa, a Academia Portuguesa de Cinema e a Netflix ajudarão a dar protagonismo ao talento das mulheres cineastas em Portugal, mostrando as suas obras em todo o mundo.

O regulamento da Convocatória Aberta encontra-se disponível no website da Academia Portuguesa de Cinema. Em outubro serão divulgados os resultados também neste canal.

Segundo a vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Carla Chambel, “Numa época em que o movimento feminista tem, finalmente, ocupado espaço nas mais diversas áreas da sociedade, é um orgulho podermos dar este passo com a Netflix, no sentido de valorizar o trabalho das cineastas portuguesas. Esta iniciativa permitirá não só conhecermos as obras e as suas criadoras, mas também dar visibilidade a diversas perspectivas do mundo e do país, através do seu talento.”

Com iniciativas como o Fundo Netflix para a Criatividade Inclusiva, temos vindo a trabalhar globalmente no sentido de aumentar a representatividade das mulheres no sector audiovisual e do cinema. Queremos ajudar a criar cada vez mais oportunidades para dar protagonismo ao talento e ao trabalho de criadoras em todo o mundo, e esta iniciativa que lançamos lado a lado com a Academia Portuguesa de Cinema enquadra-se muito bem neste objetivo”, destaca Isadora Laban, Gestora de Conteúdos da Netflix Portugal e Espanha.

O comité de seleção é constituído por Carla Chambel, atriz, formadora e vice-presidente da Academia; Fátima Ribeiro, guionista, professora e realizadora; Isadora Laban, Gestora de Conteúdos da Netflix Portugal e Espanha; Maria João Seixas, produtora e jornalista cultural; Tota Alves, guionista e realizadora. Serão selecionados até cinco filmes para licenciar e exibir na Netflix. As cineastas de cada um dos filmes licenciados receberão ainda uma dotação monetária no valor de 15 000 euros.

Para mais informações sobre a convocatória aberta contactar convocatorianetflix@academiadecinema.pt.


 

Sobre a Academia Portuguesa de Cinema:

A Associação Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas tem como missão promover e contribuir para o desenvolvimento e visibilidade do cinema português e seus profissionais. Para além da realização anual dos Prémios Sophia e de outras premiações, a Academia é ainda responsável pela representação de Portugal em eventos internacionais, tais como os Óscares, Goya, Platino e Ariel, e integra a rede de academias europeias EFA e de academias ibero-americanas FIACINE. Desenvolve ainda diversas iniciativas que visam contribuir para a formação e internacionalização do talento de profissionais do setor, bem como para a valorização e promoção do património cinematográfico português.

Sobre a Netflix:

A Netflix é o serviço de streaming líder mundial em entretenimento. Presente em mais de 190 países, conta com 183 milhões de adesões pagas de membros que usufruem de séries, documentários e filmes numa ampla variedade de géneros e idiomas. Os membros podem ver o que quiserem, quando quiserem e onde quiserem, em qualquer ecrã com ligação à Internet. Podem ver, parar e continuar a ver, sem anúncios nem compromissos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,168,065