"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Culturgest anuncia programação da nova temporada

Na nova temporada 2021/2022, a Culturgest apresenta várias estreias nacionais e internacionais: novas criações em teatro e dança, apresentações inéditas de concertos e artistas visuais que expõem pela primeira vez em Portugal.

Love, de Alexander Zeldin © Sarah Lee

 

No teatro, Alexander Zeldin (National Theatre, Londres), apresenta-se pela primeira vez em Portugal, com Love, espetáculo aclamado pelo público e pela crítica, Faustin Linyekula apresenta Histoire(s) du Théâtre II, sendo ainda apresentadas as novas criações de Marco MartinsHotel EuropaNuno M. Cardoso e dos Primeiros Sintomas

Na dança, dá-se o esperado regresso a Portugal, com uma nova criação, do coreógrafo e bailarino brasileiro Bruno Beltrão. São apresentadas as novas criações das portuguesas Vera Mantero e Sónia Baptista e realiza-se o programa Rosas/Bach, uma parceria entre a Culturgest e a Gulbenkian Música, que inclui duas coreografias de Anne Teresa De Keersmaekercom música de Johann Sebastian Bach. Na Culturgest, Anna Teresa De Keersmaeker sobe ao palco a solo, para interpretar The Goldberg Variations, BWV 988 e, na Gulbenkian, é apresentado Mitten wir im Leben sind/Bach6Cellosuiten.

Na música, para além do já anunciado concerto de apresentação do novo disco de Rui Reininho, que abre a temporada, Norberto Lobo apresenta pela primeira vez os temas que farão parte do seu novo álbum, haverá Joana Gama em dose dupla, o grandioso Omniae Ensemble de Pedro Melo Alves e, entre outros, realiza-se um concerto de homenagem a Bernardo Sassetti.

Nas artes visuais, o malawiano Samson Kambalu, recém vencedor do Quarto Plinto, apresenta a sua primeira exposição em Portugal. Também Daniel Dewar & Grégory Gicquel irão apresentar pela primeira vez as suas peças de grande escala. O norte-americano Tony Conrad -  figura central da cena nova-iorquina da década de 1960 - será alvo de uma exposição retrospetiva, realizando-se também a primeira retrospetiva de Mattia Denisse, artista francês que reside em Lisboa desde 1999. Haverá ainda oportunidade de ver obras da Coleção CGD, nas galerias da Culturgest, com a exposição O Pequeno Mundo. No Porto, inauguram mais três capítulos do projeto Reação em Cadeia, com exposições do mexicano Rodrigo Hernández, da suíça Silvia Bächli e, terminando este ciclo, uma exposição retrospetiva do português Ângelo de Sousa. A primeira exposição após o final do Reação em Cadeia, será do Berru, coletivo de artistas da cidade do Porto.  

Na programação de conferências, destaque para o debate sobre o futuro da educação e da escola com Álvaro Laborinho LúcioAriana Furtado e Gabriela Trevisan. De regresso à Culturgest, Maria Filomena Molder e Miguel Lobo Antunes falam a propósito do lançamento do livro sobre as conferências aqui realizadas, onde falou sobre heranças coloniais, situacionismo ou educação. Será apresentado ainda o encontro final do projeto Memoirs, sobre o impacto das heranças coloniais.

No cinema, regressam o IndieLisboa, o Doclisboa e estreia-se na Culturgest o FEST - Novos Realizadores | Novo Cinema, com uma retrospetiva da cineasta catalã Isabel Coixet, e a AMPLA, uma nova mostra de cinema dedicada à acessibilidade para todos e todas.  

Também uma estreia na Culturgest o MEXE - Encontro Internacional de Arte e Comunidade, que acontece pela primeira vez em mais duas cidades para além do Porto (Lisboa e Viseu). Na Culturgest inclui filmes, performances e o lançamento de um livro sobre práticas artísticas comunitárias.

 

TEATRO 

LoveAlexander Zeldin - National Theatre of Great Britain, 23 e 24 SET 2021

Fantasma da ÓperaPrimeiros Sintomas, 1 – 3, 7 – 9 OUT 2021

Moving EarthsBruno Latour e Frédérique Aït-Touati, 13 OUT 2021

World Models - Workshop de Artes Performativas com Frédérique Aït-Touati e Patrick Laffont-DeLojo, 14, 15, 16 OUT 2021

Histoire(s) du Théâtre IIFaustin Linyekula, 13 e 14 NOV 2021

Amores de Leste, Hotel Europa, 10 - 12 FEV 2022

Wild HeartMarco Martins, 24, 25, 26 MAR 2022

Orgia de Pasolini, Nuno M. Cardoso, 7, 8, 9 ABR 2022

Monologue of a Dancer, Martim Pedroso, 13, 14 e 18 - 21 MAI 2022

Em teatro, estreiam em Portugal Love, do conceituado Alexander Zeldin, que apresenta um espetáculo pela primeira vez em Portugal - um espetáculo de teatro realista aplaudido pela crítica e pelo público focado no destino das pessoas mais vulneráveis da sociedade - e Histoire(s) du Théâtre II, de Faustin Linyekula, integrado no Alkantara Festival, que revisita os primeiros passos da jovem nação congolesa na companhia de três membros originais do Ballet National du Zaïre. Destaque ainda para os novos espetáculos de Marco Martins (Wild Heart), baseado no livro Wilder Mann, do fotógrafo Charles Freger, que atravessou a Europa em busca da figura do selvagem sobrevivente nas tradições populares locais, da Finlândia a Portugal, passando pela Roménia, Alemanha e Eslovénia; dos Primeiros Sintomas com Fantasma da Ópera; de Martim Pedroso (Monologue of a Dancer), produzido a partir da experiência pessoal da bailarina e coreógrafa Marlyn Ortiz, coreógrafa de artistas como Madonna, Britney Spears, Taylor Swift, The Black Eyed Peas, entre muitos outros; do Hotel Europa, que apresenta Amores de Leste, no seguimento do trabalho desta companhia de teatro documental, focando-se, desta vez, em casais constituídos por pessoas portuguesas e de países de leste, e a Orgia de Pasolini, encenada por Nuno M. Cardoso. Em parceria com a BoCA - Bienal de Arte Contemporânea, Bruno Latour e Frédérique Aït-Touati realizam uma conferência-performance - Moving Earths - e um workshop.

 

DANÇA

O Susto é um MundoVera Mantero, 25, 26, 27 NOV 2021

WowSónia Baptista, 13 - 15 JAN 2022

Programa Rosas/Bach (Gulbenkian Música e Culturgest):

Mitten wir im Leben sind/Bach6CellosuitenAnne Teresa De Keersmaeker, Jean-Guihen Queyras / Rosas, Fundação Calouste Gulbenkian, 9 - 10 JAN 2022

The Goldberg Variations, BWV 988Anne Teresa De Keersmaeker, Pavel Kolesnikov / Rosas, 3 e 4 MAR 2022

O Limpo e o SujoVera Mantero, 14 ABR 2022 (data a confirmar)

Nova Criação 2022, de Bruno Beltrão, 2, 3, 4 JUN 2022

Na dança, destaque para as novas criações das portuguesas Vera Mantero (que para além da estreia de O Susto é um Mundo, no âmbito do Alkantara Festival, apresenta também o adiado O Limpo e o Sujo) e Sónia Baptista, com Wow, que tem como ponto de partida os conceitos de beleza e fealdade, e o regresso a Portugal do coreógrafo brasileiro Bruno Beltrão para apresentar a sua nova criação. Será apresentado, em Lisboa, numa parceria entre a Culturgest e a Fundação Calouste Gulbenkian o programa Rosas/Bach, que inclui dois espetáculos da companhia Rosas de Anne Teresa De Keersmaeker - recém vencedora do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para Divulgação do Património Cultural 2021- com música de Bach: The Goldberg Variations, BWV 988, na Culturgest, um especial momento para assistir a um solo em palco de Anne Teresa De Keersmaeker, em Março, e na Gulbenkian, Mitten wir im Leben sind/Bach6Cellosuiten, no mês de Janeiro.

 

MÚSICA

Rui Reininho, 10 SET

Pedro Melo Alves' Omniae Large Ensemble, 15 OUT

Joana Gama & Margaret Leng Tan, 6 NOV

Nuno Côrte-Real & Pedro Mexia com Bárbara Barradas & Ensemble Darcos, 18 NOV

Norberto Lobo, 30 NOV

Homenagem a Bernardo Sassetti - João Paulo Esteves da Silva, Carlos Barretto & Alexandre Frazão, 15 DEZ

Joana Gama & Luís Fernandes, 20 JAN

Na música, para além do concerto de apresentação do novo e experimental disco a solo de Rui Reininho, Norberto Lobo fará um concerto de pré-apresentação do futuro álbum, Pedro Melo Alves sobe ao palco com um grande ensemble, composto por mais de 20 músicos, Nuno Côrte-Real estreia o seu Tremor, acompanhado pela soprano Bárbara Barradas e pelos poemas de Pedro MexiaBernardo Sassetti é homenageado num concerto de três dos músicos maiores do jazz nacional: o pianista João Paulo Esteves da Silva, o contrabaixista Carlos Barretto e o baterista Alexandre Frazão. Em dose dupla, Joana Gama apresenta-se na Culturgest, primeiro com Margaret Leng Tan, figura incontornável na história do piano, que colaborou com John Cage ao longo de muitos anos e, em Janeiro, regressa à Culturgest com Luís Fernandes, para apresentação do novo projeto da dupla.

 

ARTES VISUAIS

FreetownSamson Kambalu, 2 OUT 2021 – 6 FEV 2022

Moon FoulardRodrigo Hernández, Culturgest Porto, 9 OUT – 5 DEZ 2021

O Pequeno Mundo, a partir da Coleção CGD, 16 OUT – 31 DEZ 2021

Side Facing the WindSilvia Bächli, Culturgest Porto, 18 DEZ 2021 – 06 MAR 2022

Daniel Dewar & Grégory Gicquel, 29 JAN – 22 MAI 2022

Tony Conrad, 12 MAR - 3 JUL 2022

Ângelo de Sousa, Culturgest Porto, 26 MAR – 15 MAI 2022

Berru, Culturgest Porto,  4 JUN - 4 SET 2022

Mattia Denisse, 18 JUN - 30 OUT 2022

Continuam:

ApofeniaLas Palmas, Culturgest Porto, até 5 SET 2021

Mão-de-ObraAntónio Bolota, até 19 SET 2021

Cangiante, a partir da Coleção CGD, Centro de Arqueologia e Artes de Beja, até 6 NOV 2021

Coreografia da Atenção, Coletivo de Curadores, Museu de Almada - Casa da Cidade, até 2 OUT 2021

Nas artes visuais - para além do recém vencedor do Quarto Plinto, o malawiano Samson Kambalu que apresenta a sua primeira exposição em Portugal e dará uma conferência sobre o cinema Nyau e o Situacionismo, havendo também relacionada com esta temática, uma conferência de Catarina Laranjeiro, Raquel Schefer e Ricardo Noronha - realizam-se, com curadoria de Bruno Marchand, as primeiras exposições no nosso país de Daniel Dewar & Grégory Gicquel, com trabalhos de grande escala em madeira e em mármore rosa português e de Tony Conrad, nome maior da avant-garde norte-americana, figura proeminente da cena nova-iorquina da década de 1960, padrinho dos The Velvet Underground, performer realizador e músico experimental, cuja retrospetiva em Lisboa vai debruçar-se pelas várias facetas do seu trabalho: música, pintura, filmes e textos. Haverá ainda a oportunidade de ver obras da Coleção CGD, nas galerias da Culturgest, com a exposição O Pequeno Mundocom curadoria de Sérgio Mah. No Porto, inauguram os três últimos capítulos do projeto Reação em Cadeia - parceria entre a Culturgest e a Fidelidade Arte -, com exposições do mexicano Rodrigo Hernández, cuja obra se move entre o desenho, a pintura, o mural, a escultura e a instalação, da suíça Silvia Bächli, que tem desenvolvido o seu trabalho à volta do desenho, terminando com uma retrospetiva de Ângelo de Sousa, considerado uma das figuras mais influentes da arte portuguesa da segunda metade do século XX.

Finalmente, antes do verão de 2022, inaugura uma exposição do coletivo Berru - constituído pelos artistas da cidade do Porto, Bernardo Bordalo, Mariana Vilanova, Rui Nó e Sérgio Coutinho - que, em 2019, venceu o Prémio Sonae Media Art com uma instalação biológica.

Por agora, ainda podem ser visitadas em Lisboa, Mão-de-Obra, de António Bolota (até 19 de setembro), no Porto, Apofenia, no coletivo Las Palmas (até 5 de setembro), em Beja, Cangiante, a partir da Coleção CGD, com curadoria de Antonia Gaeta (até 6 de novembro) e, em Almada, Coreografia da Atenção, do Coletivo de Curadores (até 2 de outubro).

 

CONFERÊNCIAS E DEBATES

Educação: Para que Mundos?Álvaro Laborinho Lúcio, Ariana Furtado, Gabriela Trevisan, 22 SET 2021

Sociedade Secreta: Cinema Nyau e a Problemática da OferendaSamson Kambalu, 17 NOV 2021

Memoirs - Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias, 4 NOV 2021

Situacionismos, Cinemas e Outras HistóriasCatarina Laranjeiro, Raquel Schefer e Ricardo Noronha, 24 NOV 2021

Três ConferênciasMaria Filomena Molder e Miguel Lobo Antunes, 7 DEZ 2021

A Matéria do ReencantamentoAndré Barata e Pedro Machado, 18 JAN 2022

O reencontro de Maria Filomena Molder e Miguel Lobo Antunes no Grande Auditório, por ocasião do lançamento do livro da filósofa acerca das conferências que deu entre 2015 e 2017, na Culturgest, e fala-se sobre educação e o futuro da escola com Álvaro Laborinho Lúcio, Ariana Furtado e Gabriela Trevisan, para além do debate sobre o impacto das heranças coloniais numa conferência do projeto Memoirs. Lugar ainda para debater a nossa vivência ou sobrevivência nas sociedades atuais, numa nova reflexão sobre a desmaterialização tecnológica, afetiva e existencial com o filósofo André Barata e o astrofísico Pedro Machado.

 

CINEMA

IndieLisboa, 25 AGO – 5 SET 2021

Retrospetiva Isabel Coixet, no âmbito do FEST, 9 – 16 OUT 2021

Doclisboa, 21 – 31 OUT 2021

Mostra AMPLA, 1 – 3 e 8 – 10 ABR 2022

 

CINEMA E PARTICIPAÇÃO

MEXE - Encontro Internacional de Arte e Comunidade, 30 SET - 3 OUT

 

PARTICIPAÇÃO

Entrar, OUT 2021 – JUN 2022

RADAR - Residência Artística de Alunos em Residência, OUT 2021 – MAI 2022

Galeria, Bestiário, 2 – 28 NOV 2021

Das Gavetas Nascem Sons, Sonoscopia, no âmbito da AMOSTRA, 13 e 14 JAN 2022

No programa de participação, dedicado aos mais novos, a Culturgest organiza o Entrar, uma residência criativa destinada a jovens entre os 15 e os 22 anos, que habitam a Culturgest em vários encontros para troca de ideias em íntima proximidade com os temas da arte contemporânea. No RADAR - Residências Artísticas de Alunos em Residência, artistas, professores e alunos identificam em conjunto um problema comum e dedicam-se a encontrar soluções criativas, inusitadas e poéticas. Há ainda artes visuais e teatro nas galerias da Culturgest, com Galeria, do coletivo Bestiário.

No âmbito da AMOSTRA mostra-plataforma nacional de artes performativas para a infância e juventude que inclui um encontro e a apresentação de espetáculos oriundos de várias regiões do país - realiza-se o espetáculo Das Gavetas Nascem Sons, um objeto/instrumento musical coletivo, produzido pela Sonoscopia.

 

BILHETEIRA

Os bilhetes para o concerto de abertura de temporada de Rui Reininho estão disponíveis na Culturgest e na rede Ticketline.  Os bilhetes da programação de setembro 2021/janeiro 2022 podem ser adquiridos a partir de 6 de setembro em ambos os locais.

Os bilhetes dos espetáculos da companhia Rosas e dos eventos de fevereiro a julho 2022 serão colocados à venda em data a anunciar.

+ info >> https://www.culturgest.pt
 

Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,221,030