"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Criado "projeto inovador" para "promover mobilidade e sustentabilidade" do novo circo

Iniciativa partiu do Teatro da Didascália e de quatro outras estruturas da Dinamarca, França e República Checa, no âmbito do Festival Vaudeville Rendez-Vous, que está a decorrer entre Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos.

 Váld, da companhia sueca Right Way Down, integra o programa do festival Vaudeville Rendez-Vous DR


O Teatro da Didascália e quatro estruturas culturais da Dinamarca, França e República Checa criaram o Circuslink, um “projeto colaborativo inovador”, que pretende “promover a mobilidade, diversidade e sustentabilidade” do novo circo na Europa.

A estrutura, apresentada esta quarta-feira em Guimarães, junta, além do Teatro da Didascália, as companhias de novo circo Gasparo, da República Checa, a Dynamo, da Dinamarca, a ArChaos, de França, e a Baltic Nordic Circus Network, uma entidade que junta 17 organizações oriundas dos países bálticos, da Escandinávia e de outras regiões do Norte da Europa, dedicadas ao circo contemporâneo.

O projeto abrange quatro festivais de circo contemporâneo: o Vaudeville Rendez-Vous (Portugal), a BIAC (França), o Dynamo Circus Festival (Dinamarca) e o certame Letni Letna (República Checa).

“O nosso principal objetivo é promover a circulação de artistas e companhias de uma forma mais sustentável. Cada país escolheu uma companhia que vai circular entre estes festivais de uma forma articulada, fazendo com que os custos de viagens sejam distribuídos entre os festivais”, explicou a responsável pelo Teatro da Didascália, Cláudia Berkeley.

A presença do Circuslink já se vai fazer sentir na edição de 2021 do Festival Vaudeville Rendez-Vous, que arrancou esta quarta-feira e decorre até dia 24, com 28 apresentações de 13 espetáculos programados, dos quais cinco são estreias nacionais e dois estreias absolutas, entre Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos.

“É neste âmbito que acolhemos a estreia absoluta do espetáculo Váld, da companhia sueca Right Way Down, e é também a partir deste projeto que faremos circular internacionalmente o espetáculo Otus, da companhia portuguesa Oliveira&Bachtler”, explicou a responsável.

O CircusLink, além da circulação de artistas, tem como objetivo, “através da programação de espetáculos, encontros de profissionais e promoção de boas práticas”, desenvolver uma “plataforma digital para agregar e facilitar a articulação entre artistas e programadores”. Esta nova ferramenta vai ser apresentada na Bienal das Artes do Circo de Marselha, em 2022, onde estarão presentes as quatro companhias do projeto.


por Lusa e Público | 22 de julho de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,918,852