"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Alimente-se Sem Deixar Pegada", de Cláudia Cordovil, Teresa de Herédia e Diogo Noronha

Um livro pioneiro que junta ciência, nutrição e culinária com receitas que promovem uma alimentação sustentável e amiga do ambiente e simultaneamente saudável e equilibrada do ponto de vista nutricional.


Uma alimentação saudável e amiga do ambiente não é aborrecida, muito pelo contrário, pode ser estimulante e transformadora.

Lembre-se de que cada ingrediente que escolher para a sua alimentação tem uma relação direta com a sua pegada, com o seu bem-estar e com o futuro do planeta e dos que o habitam.

É urgente contribuirmos para uma rede de produção alimentar mais sustentável, saudável, justa e acessível.

E é igualmente urgente, para bem da nossa saúde, adotarmos uma alimentação mais equilibrada do ponto de vista nutricional.

Para o ajudar, resolvemos juntar neste livro pioneiro ciência, nutrição e culinária e esperamos que as receitas que lhe apresentamos possam contribuir para fazer a sua parte no caminho da sustentabilidade, hoje tão premente, e tornar a sua alimentação mais saudável e equilibrada.

Sempre de forma original, prática e saborosa!

Sobre os autores
Professora no Instituto Superior de Agronomia de Agronomia da Universidade de Lisboa, CLÁUDIA CORDOVIL é doutorada em Engenharia Agronómica pela Universidade de Lisboa e possui pós-graduação das universidades de Wageningen e de Gent. É avaliadora independente da Comissão Europeia, coordenadora da Task Force on Reactive Nitrogen da ONU ao abrigo do Protocolo de Gotemburgo. Faz parte de grupos de trabalhos da FAO, da UE e da OCDE, no âmbito da agricultura e ambiente, nos temas azoto e sustentabilidade, entre outros. Participou em diversos projetos nacionais e internacionais, e na edição e produção de livros científicos.

Nutricionista com mais de 30 anos de experiência nas áreas de Nutrição Clínica, Alimentação Coletiva e Restauração e Inovação Alimentar, TERESA DE HERÉDIA tem vindo, nos últimos anos, a colaborar com vários chefs de cozinha em projetos ligados à promoção da alimentação saudável. Licenciada pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Camilo (São Paulo – Brasil), com reconhecimento pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, é igualmente autora de artigos científicos e co-autora de livros. Palestrante e oradora convidada em congressos e reuniões científicas, tem lecionado em mestrados e pós-graduações nas áreas da Nutrição.

Após o curso no Natural Gourmet Institute for Health and Culinary Arts, em Nova Iorque, DIOGO NORONHA passou por restaurantes mundialmente conhecidos como o Pure Food and Wine, o Per Se*** de Thomas Keller, o Moo* em Barcelona, assessorado pelos irmãos Roca e o Alkimia* de Jordi Villa. Regressa a Portugal, em 2009, para criar projetos como Pedro e o Lobo, Casa de Pasto, o gastrobar Rio Maravilha, na Lx Factory, e o restaurante Pesca. Em 2020, após o encerramento deste restaurante, junta-se a Marta Fea e Damian Irizarry e fundam o colectivo Foodriders, onde é chefe-executivo e responsável pelas marcas Las Gringas e Ameaça Vegetal.

Ficha do Livro
Título: Alimente-se Sem Deixar Pegada
Nº págs: 192
ISBN: 978-989-66-1171-2
PVP C/ IVA: 19,90€
LeYa/Casa das Letras

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,204,750