"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Crime e Castigo", o primeiro dos grandes romances que Dostoiévski escreveu

Datado de 1866, Crime e Castigo é o primeiro dos grandes romances que Dostoiévski escreveu - já em plena maturidade literária - e, provavelmente, a mais bem conhecida de todas as suas obras.


Recriando um estranho mundo em torno da figura do estudante Raskólnikov, atormentado pelas privações e duras condições de vida, este é por excelência um dos livros fundadores da modernidade literária.

Pelo inexcedível alcance e profundidade psicológica, sobretudo no que respeita às motivações não conscientes e à aparente irracionalidade dos comportamentos das personagens, Dostoiévski tornou-se uma referência universal na literatura.

Fiódor Dostoiévski nasceu em Moscovo, em 1821, no seio de uma família modesta. Foi um dos grandes precursores da mais moderna forma do romance - a par de Emily Brontë, por exemplo -, uma forma depois representada por nomes como Marcel Proust, Virginia Woolf e James Joyce. Filho de um médico militar, aos 15 anos é enviado para São Petersburgo, onde faz o percurso da Escola Militar de Engenharia. É nesses anos que a sua vocação literária desperta, ao entrar em contacto com escritores russos e com a obra de Byron, Victor Hugo e Shakespeare. A sua estreia na literatura acontece em 1846 com Gente Pobre . Três anos depois, é condenado à morte, por implicação numa suspeita conjura revolucionária. A pena acaba comutada para trabalhos forçados na Sibéria, e Dostoiévski é amnistiado em 1855. A partir desta data, inicia-se um período de actividade literária intensa com a publicação de algumas das suas obras mais importantes, entre elas Crime e Castigo (1866), O Jogador (1866), O Idiota (1869), Demónios (1872) e Os Irmãos Karamázov (1879--1880). Fiódor Dostoiévski faleceu em São Petersburgo, em 1881.

Crime e Castigo chega às livrarias portuguesas a 21 de julho pela Editorial Presença com um PVP de 22,80€.

Acompanhe online todas as novidades da Editorial Presença:
www.presenca.pt
@editorial_presenca
facebook.com/presenca
twitter.com/Presenca

Agenda
Cinema e Vídeo

TRON: ARES

Cinema-Teatro Joaquim d'Almeida 26 Nov 2025  |  15h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "TAKE"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança contemporânea "TAKE", de São Castro e António M Cabrita para a Companhia Instável.

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NA LINHA DA FRENTE"

Em parceria com a com a Alambique Filmes, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme realizado por Petra Volpe - uma obra poderosa, profundamente humana e necessária, que presta uma vibrante homenagem aos enfermeiros e ao papel essencial que desempenham na nossa sociedade.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
116,121,383