"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Clube de LeYtura: 2 anos a fazer viajar leitores (mesmo quando os obrigaram a ficar em casa)

O clube de subscrição de livros infanto-juvenis da LeYa está de parabéns!


Nestes dois anos existem algumas certezas e uma delas é de que os nossos jovens subscritores receberam livros extraordinários, conheceram novos autores, aumentaram as suas bibliotecas pessoais e ainda receberam boas surpresas que entregamos sempre junto com os livros. O primeiro agradecimento vai para eles, e para os que, lá em casa, os continuam a incentivar a fazer parte deste Clube.

Mas vamos a números… desde o verão de 2019, quando o Clube foi criado, foram enviados mais de  50 mil livros para casa de milhares de portugueses. Até ao momento, mais de 3600  subscritores experimentaram o Clube e já sugerimos mais de 750 títulos, dos quais os subscritores escolheram os seus favoritos.

O outro grande obrigado neste 2º aniversário vai naturalmente para os curadores, pois foram dezenas – entre escritores, ilustradores e editores – que se deram ao trabalho de pesquisar e propor livros, os melhores livros, para que lá em casa também os leitores crescessem com mais e melhor leitura, e tudo de bom que os livros trazem.

Curadores que, com a sua experiência, transmitem aos subscritores do Clube porque motivo este ou aquele livro são importantes, seja pelos momentos que proporcionam, seja pela cumplicidade que geram nos lares. Que nos apresentam outros autores, nacionais ou estrangeiros, representantes da imensa qualidade da literatura infantil e juvenil que actualmente é produzida em Portugal e no estrangeiro. E que desafiam os leitores a abordarem corajosamente novos temas, que os façam pensar, questionar, conversar, desenvolver as suas ideias e, mais adiante, o seu espirito critico.

Ou, como recentemente aconteceu, os curadores aproveitam esse seu papel para lembrar os autores que nos deixaram mas que na verdade, pelos seus livros, nunca nos deixarão verdadeiramente. Foi o caso da recomendação de julho do curador António Mota para crianças dos 6 aos 8 anos: O Livro das 7 Cores, de António Torrado e Maria Alberta Menéres, ilustrado por Jorge Martins, “Um livro belíssimo de poesia que, a pretexto da cores do arco-íris , cria um mar repleto de imaginação, com muito humor à mistura”. Porque, como diz o escritor, “As crianças precisam de ter acesso a estes livros, diferentes, intemporais”.


São 2 anos de muitos livros, os melhores livros, escolhidos a dedo por quem sabe para os leitores em construção.

Saiba aqui que curadores têm estado a colaborar connosco durante estes dois anos.

Sobre o Clube de Leytura

Um simples registo em clubedeleytura.com permite que crianças e jovens portugueses recebam, todos os meses, por 9,90€, dois livros, cuidadosamente selecionados por editores, escritores, ilustradores, professores e outros especialistas, que formam o colectivo de curadores do Clube de Leytura. Pensada para cinco faixas etárias, entre os 0 e os 13 anos, esta selecção mensal de livros permite aos mais jovens desenvolver hábitos de leitura regulares e consistentes e, aos adultos, ganharem momentos de leitura com as crianças e os jovens, com livros adequados à sua idade, uma missão que, com milhares de famílias portuguesas em casa, se reveste de especial importância.

Funcionamento, preço e formas de pagar

Depois de se registarem, os subscritores recebem, mensalmente, por e-mail, informação sobre os dois livros recomendados, que podem trocar dentro de uma lista de 20 opções também previamente selecionadas. O universo de escolha envolve livros das editoras da LeYa e de outras editoras do mercado. Na primeira semana do mês seguinte o leitor recebe, por correio, e na morada indicada, uma caixa personalizada com os dois livros para a faixa etária em que se registaram, bem como um conjunto de brindes para as mesmas idades.

O valor mensal da subscrição é de 9,90 €, com o custo dos portes incluído, valor que corresponde a um desconto de cerca de 40% face ao valor de capa de cada livro, representando uma vantagem económica muito relevante.

O melhor dia do mês é quando chega…a caixa!

A celebrar o seu 2º aniversário, o Clube tem hoje muitos fãs que consideram o dia da chegada da caixa do Clube de LeYtura o melhor dia do mês! E o que encontram na caixa, desenhada e ilustradas a pensar neles? Além dos dois livros escolhidos cuidadosamente pelos curadores, diversos brindes associados a actividades lúdicas próximas da leitura. Jogos, materiais para construir e pintar, calendários, marcadores, lápis, balões e um sem número de ideias para que nunca se esqueçam que ler, brincar e aprender estão de mãos dadas.

A caixa, é importante que se diga, é pessoal e intransmissível: o nome de cada subscritor é cuidadosamente escrito à mão pelos nossos serviços, para que à chegada ninguém mais a possa abrir...

Os livros de agosto

Entre os livros que chegarão, em agosto, a casa dos subscritores do Clube de LeYtura, encontrar-se-ão obras de grandes autores como António Torrado, Margarida Fonseca Santos, Enid Blyton, Roald Dahl e também livros do universo Disney, sugeridas pelos curadores deste mês, a escritora Isabel Zambujal e a editora Ana Lúcia Maduro.

Acompanhe o Clube de LeYtura no Facebook

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,183,731